16ª Conquista

Com gol na prorrogação, Argentina vence Colômbia e se isola com mais títulos da Copa América

Artilheiro da Copa América, Lautaro Martínez, marcou o único gol do jogo

Lautaro comemorando o gol marcado pela Argentina que garantiu o título contra a Colômbia. Foto: Divulgação - Conmebol

Com atraso antes da bola rolar, prorrogação que só aconteceu na final e uma partida que só encerrou na madrugada, a Argentina se sagrou campeã pela 16ª vez da Copa América. Na noite deste domingo (14), os argentinos enfrentaram a Colômbia na decisão do torneio continental e levaram a melhor por 1 a 0, com gol marcado por Lautaro Martínez. Eles ultrapassaram o Uruguai e agora é o país com mais títulos da competição.

Uma enorme confusão atrasou o início do jogo em mais de uma hora. Torcedores argentinos e colombianos tentaram invadir o estádio sem possuírem ingressos. Mesmo com a ajuda do policiamento, a situação demorou a ser controlada e de acordo com relatos, as entradas foram liberadas para todos, inclusive aqueles que não possuíam bilhetes.

Com a bola rolando, o primeiro tempo reservou a melhor oportunidade para a seleção colombiana. James Rodriguez lançou para Arias que ajeitou para Córdoba, que finalizou e acertou a trave de Dibu Martínez. Pelo lado argentino, Lionel Messi recebeu passe de Di Maria e chutou, mas a bola desviou em Julian Alvarez e facilitou a defesa do goleiro Vargas. Na reta final, o camisa 10 da Argentina torceu o pé e chegou a causar preocupação para os torcedores de sua seleção, mas continuou na partida.

No segundo tempo, o domínio da Argentina foi maior. Apesar de não exigir nenhuma grande defesa do goleiro Vargas, os argentinos tiveram mais posse de bola e chegaram a balançar as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. Além disso, o jogo acabou com reclamação para os dois lados, que pediram pênalti, mas nenhum dos dois foram acatados pelo árbitro brasileiro Raphael Claus. Lionel Messi deixou o jogo devido a dor no tornozelo.

A prorrogação deixou em campo jogadores exaustos de ambos os lados. Com muitos atletas em fim de temporada, os treinadores realizaram todas as substituições possíveis e nomes importantes como Luis Díaz, James Rodriguez, Julian Álvarez e Enzo Fernández não terminaram o jogo em campo.

A rede só foi balançada no segundo tempo da prorrogação. Em uma roubada de bola no meio-campo por De Paul, Lo Celso encontrou em um passe rápido a entrada em velocidade de Lautaro Martínez, o artilheiro da Copa América, que finalizou na saída de Vargas e decretou o 16º título da Argentina na Copa América.