NO MARACANÃ

Com golaço de Dí Maria, Argentina derrota Brasil e conquista Copa América

Gol de cobertura garante vitória e fim do jejum de 28 anos sem troféus da seleção albiceleste.

Foto: Copa América Twitter/Divulgação

28 anos. Esse é o tempo do jejum de títulos encerrado pela Seleção Argentina na noite deste sábado (10). No Maracanã, Dí Maria fez um golaço e garantiu a vitória por 1 a 0 dos argentinos sobre o Brasil, na grande decisão da Copa América 2021.

Como esperado, o clássico começou quente, com três faltas em dois minutos. Na terceira, inclusive, o volante Fred, do Brasil, recebeu o primeiro cartão amarelo. A equipe canarinho tomou a iniciativa e finalizou mais, com Neymar, Richarlison e Paquetá, porém, sem conseguir vencer a defesa rival.

Na sua primeira finalização, a Argentina foi fatal. Aos 21 minutos, De Paul fez lindo lançamento do campo de defesa e encontrou Dí Maria, que aproveitou falha de Renan Lodi, dominou e mostrou muita categoria para encobrir Ederson e abrir o placar: 1 a 0. O time albiceleste quase ampliou em chute rasteiro de Messi, de fora da área, mas a bola foi ao lado da trave.

O Brasil voltou melhor para o segundo tempo e chegou a balançar as redes rivais, com Richarlison, aos 7 minutos, mas a comemoração foi interrompida, já que o bandeira indicou impedimento. O panorama seguiu o mesmo, com domínio cada vez maior dos mandantes. As alterações promovidas por Tite deixaram os brasileiros ainda mais ofensivos – a ponto de ter cinco atacantes em campo (Neymar, Vinicius Jr, Gabigol, Firmino e Richarlison). Apesar da pressão, os brasileiros pecaram nos arremates e não conseguiram furar a solidez defensiva adversária. Melhor para os argentinos, que fizeram a festa com o fim do jejum.

Ficha técnica:
Argentina 1 x 0 Brasil
Final da Copa América 2021
Data: 10/07/2021
Horário: 21h
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro

Árbitro: Esteban Ostojuch (Uruguai)
Assistentes: Carlos Barreiro (Uruguai) e Martin Soppi (Uruguai)
Árbitro de Vídeo (VAR): Andrés Cunha (Uruguai)

Cartões Amarelos: Fred, Renan Lodi, Lucas Paquetá e Marquinhos (BRA), Lo Celso, Paredes, De Paul, Otamendi e Montiel (ARG)
Gol: Di María aos 12 minutos do 1T

Argentina: Emiliano Martínez; Montiel, Romero, Otamendi e Acuña; De Paul, Leandro Paredes (Guido Rodrigues), Di María e Lo Celso (Tagliafico); Messi e Lautaro Martínez.
Técnico:
Lionel Scaloni

Brasil: Ederson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Renan Lodi (Emerson); Casemiro, Fred (Firmino) e Lucas Paquetá (Gabriel Barbosa); Neymar, Éverton Cebolinha e Richarlison.
Técnico: Tite