CAMALEÃO SUBIU

Com gols no fim, Aparecidense empata com Uberlândia e garante inédito acesso à Série C

O dia 16 de outubro de 2021 está marcado na história da Associação Atlética Aparecidense.…

O dia 16 de outubro de 2021 está marcado na história da Associação Atlética Aparecidense. É o dia que o Camaleão conseguiu carimbar sua vaga para a Série C. Nome que fica anotado na história do clube goiano é o de Lucas Vinicius Santos Bernardino, o Negueba. O atacante de 23 anos foi o autor do gol do inédito acesso nacional, no empate por 1 a 1 com o Uberlândia – que empatou aos 50 minutos do segundo tempo, com Daniel Ribeiro -, neste sábado, no Aníbal Batista de Toledo. Na partida de ida das quartas de final, no interior de Minas Gerais, o time goiano venceu por 1 a 0, gol de Alex Henrique.

Como foi o jogo entre Aparecidense e Uberlândia?

O primeiro tempo foi aberto, com boas chances dos dois lados. O Uberlândia teve grande oportunidade com Daniel Costa, em chute defendido por Pedro Henrique, e Matheus Mendes, que carimbou a trave. Já a Aparecidense teve chances com Alex Henrique, Robert e Rafa Marcos, mas sem aproveitar.

Na etapa final, a Aparecidense comemorou pela primeira vez aos 7 minutos, quando Adriel cruzou rasteiro da direita e Alex Henrique completou na área. Porém, após consulta ao VAR, o gol foi anulado por impedimento no início do lance. Aos 41, Flávio acionou Rafael Cruz na direita. O veterano lateral-direito chutou rasteiro e Negueba, na área, completou de primeira para abrir o placar.

Aos 50 minutos, o árbitro consultou o VAR e indicou penalidade para o Uberlândia, em cima de Wandinho. Na cobrança, Daniel Ribeiro chutou forte no lado esquerdo, deslocando o goleiro goiano. Os três minutos seguintes foram de pressão mineira e tensão, mas a festa foi mesmo da Aparecidense, que carimbou vaga na terceira divisão brasileira.

Qual a campanha da Aparecidense na Série D?

A Aparecidense disputou, até aqui, 20 partidas na Série D do Campeonato Brasileiro. Foram onze vitórias, seis empates e três derrotas, além de 24 gols anotados e dez sofridos (segunda melhor defesa do nacional).

A campanha do Camaleão começou com uma vitória por 3 a 1, no Aníbal Batista de Toledo, sobre o Nova Mutum/MT, no dia 6 de junho. Pedro Marinho, Lelo e Elias anotaram os gols goianos na ocasião. A primeira fase foi concluída com a liderança do grupo 5, com 28 pontos e aproveitamento de 66,7%.

A segunda fase trouxe um desafio complicado. Depois de perder por 1 a 0 no interior de Minas Gerais, a Aparecidense garantiu classificação no últimos minutos do jogo de volta, em casa, ao fazer 3 a 1 sobre a Caldense. Nas oitavas de final, o time goiano superou o Cianorte: 0 a 0 no interior paranaense e 1 a 0 no Aníbal Toledo.

Aparecidense volta a campo quando?

Apesar de estar com o acesso garantido, a Aparecidense ainda vai entrar em campo pela Série D 2021. O Camaleão aguarda o adversário na semifinal, que será definido no domingo (17), do confronto entre ABC/RN x Caxias/RS, no Frasqueirão, em Natal. O primeiro duelo terminou empatado sem gols.