14 Equipes

Com início em fevereiro, Vila Nova/AEGB vai disputar o Brasileirão de Basquete

Equipe Colorada conquistou o Campeonato Goiano de Basquete em novembro

Vila Nova/AEGB conquistou o Campeonato Goiano de Basquete no mês passado. Foto: Divulgação - Vila Nova

Com 14 equipes em disputa, o Campeonato Brasileiro de Basquete 2022 está definido com duas conferências e início marcado para fevereiro. O único representante goiano na competição será o Vila Nova/AEGB que conquistou o torneio estadual no último mês, ao superar o Vianópolis/Vulture na decisão.

Após diversas reuniões entre a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e os clubes, ficou definido o início do torneio nacional para a segunda quinzena de fevereiro. Assim como na última edição, as equipes foram divididas em duas conferências. A primeira conferência terá Brusque, Blumenau, Araraquara, Tatuí, Liga Sorocabana, ADRM Maringá e Coritiba Monster/Thalia.

Já a outra conferência terá Basket Osasco, São José Desportivo, Memorial/FUPES/Santos, Botafogo, Vila Nova/AEGB e Praia Clube/Gabarito/Unimed. As sedes da primeira conferência serão Brusque e Blumenau. E a segunda conferência terá como palco Osasco e São José dos Campos. A tabela ainda não foi divulgada pela CBB.

“Esse é um campeonato de fomento da modalidade e que chega ao seu terceiro ano já formatado e fortalecido. E que tem como objetivo revelar jogadores e dar oportunidade para que mais equipes possam jogar basquete profissional no Brasil. A expectativa é de dar rodagem para jovens atletas, que buscam por mais minutos em quadra e que só tendem a melhorar. Estamos muito confiantes e com grande expectativa para o começo do Brasileirão 2022”, disse o presidente da CBB, Guy Peixoto Jr.

Pelo formato de disputa, as equipes jogam dentro das suas conferências, em turno e returno, avançando depois para o mata-mata de quartas de final e finalmente ao Final Four, quando as quatro melhores equipes disputam as semifinais e a final em jogo único para definir o campeão do Brasileirão 2022. A sede do Final Four será definida posteriormente, através de critérios estabelecidos pela CBB e direção do Brasileirão.