Automobilismo

Com novidades, Turismo Nacional abre temporada em Goiânia neste fim de semana

Categoria dos carros mais vendidos do Brasil traz mudanças no aspecto técnico, formato, divisões de categorias e integração

A Turismo Nacional começa nesta semana, entre 31 de março e 2 de abril, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia. Nascida em 2017, a categoria logo se popularizou entre os entusiastas do esporte a motor pelas corridas sempre disputadas e repletas de ultrapassagens, sendo reconhecida pelo chamado ‘automobilismo raiz’. Ao longo dos anos, a competição agregou pilotos de vários perfis, de donos de longa trajetória nas pistas no Brasil e no exterior a iniciantes. E se notabilizou por reunir nos grids os modelos mais vendidos da indústria automotiva nacional.

A temporada de 2023 representa uma pequena revolução no Turismo Nacional. Maior promotora de eventos do esporte a motor no Brasil e organizadora da TN e também da Stock Car Pro Series, Stock Series, o BRB Fórmula 4 Brasil e o TCR Brasil, a Vicar implementou mudanças importantes: pacote técnico mais robusto e acessível, aumentando a potência dos carros para 200cv, premiação para os vencedores de corridas e a definição de duas classes, nascidas para simplificar a competição e também para tornar os grids ainda mais competitivos.

Outro grande atrativo reservado para o Turismo Nacional neste ano é a chance de inserir a categoria no meio de grandes competições do automobilismo sul-americano. A etapa de abertura do campeonato da TN compõe o cronograma que contempla também a jornada de abertura da temporada 2023 da Stock Car Pro Series, a principal categoria do esporte a motor na América Latina. E outras três rodadas do calendário serão realizadas em conjunto com o TCR South America e o TCR Brasil.

A última temporada trouxe à Turismo Nacional um dos elementos mais importantes adotados pelo automobilismo de competição nas últimas décadas: o câmbio paddle-shift, acionado por borboletas atrás do volante. Em 2022, o pacote técnico, que também contemplou motor de competição de capacidade cúbica de 2 litros, entrou em vigor na nova categoria TN PRO, que teve como campeão o catarinense Juninho Berlanda.

Para 2023, o conjunto de equipamentos vale para todas as categorias do grid. De maneira simplificada, a Turismo Nacional adota para a nova temporada as classes ‘A’ e ‘B’. A primeira divisão reúne os pilotos mais experientes, enquanto a classe ‘B’ será destinada aos competidores novatos. Permanece, contudo, a subdivisão Sênior, que agrega pilotos com mais de 54 anos, e a Rookie, destinada aos estreantes na competição. Ao todo, cada categoria vai contar com um máximo de 42 inscritos.

O pacote técnico da Turismo Nacional para 2023 reúne um amplo kit, desenvolvido pela Audace Tech, empresa do Grupo Veloci — dono da Vicar — especialista em equipamentos de competição. Além do câmbio paddle-shift, as equipes farão leasing de peças compostas também por motor, radiadores, volante de competição com borboletas de troca de marchas, sistema de exaustão e consumíveis do veículo. A medida tem como principal objetivo a redução de custos, mas busca garantir também corridas sem quebras desses sistemas, proporcionando um equipamento mais confiável para todos os pilotos.

Quanto ao formato de disputa, a Turismo Nacional mantém para a nova temporada o calendário com seis etapas. Mas a mudança está no número de corridas em cada rodada. A jornada de abertura do campeonato traz na programação shakedown, dois treinos livres e sessão classificatória na sexta-feira, além de seis corridas durante o fim de semana, sendo quatro no sábado e outras duas no domingo. As categorias ‘A’ e ‘B’ vão correr em conjunto, mas vão somar pontos separadamente.

Em fim de semana de abertura das temporadas da Turismo Nacional e da Stock Car Pro Series, as atividades de pista da categoria mais ‘raiz’ do automobilismo brasileiro começam na sexta-feira, com shakedown, treino extra, outras duas sessões de treinos livres e, no fim da tarde, a classificação vai definir os primeiros poles do campeonato.

A Turismo Nacional volta à pista no sábado para uma jornada bastante movimentada a partir de 9h50, com quatro corridas, sendo duas no período da manhã e outras duas à tarde. Já a Stock Car vai definir quem vai largar na frente pela primeira vez no ano com a sessão classificatória a partir de 13h.

O domingo fecha a programação com quatro corridas em Goiânia. A Turismo Nacional acelera pela manhã, a partir de 8h55. Logo em seguida está marcado um dos pontos altos do fim de semana, a visitação aos boxes (a partir de 9h50), onde público credenciado poderá interagir com os pilotos e ganhar brindes. A primeira prova da Stock Car 2023 tem largada prevista para de 11h40, enquanto a disputa complementar da etapa acontece às 12h20. A Turismo Nacional completa o fim de semana de velocidade com a sexta corrida da sua jornada, a partir de 13h50.

Programação do fim de semana
Quinta-feira, 30 de março
13h00 – Stock Car Pro Series – Shakedown

Sexta-feira, 31 de março
08h15 – Turismo Nacional – Shakedown
09h30 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
10h45 – Turismo Nacional – Treino Extra
12h20 – Turismo Nacional – Treino Livre 1
13h00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
14h15 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
16h30 – Turismo Nacional – Classificação (1º Grupo)
16h50 – Turismo Nacional – Classificação (2º Grupo)

Sábado, 1º de abril
09h50 – Turismo Nacional – Corrida 1 (15 minutos + 1 volta)
10h20 – Turismo Nacional – Corrida 2 (15 minutos + 1 volta)
12h35 – Stock Car Pro Series – Shakedown
13h00 – Stock Car Pro Series – Classificação
14h30 – Turismo Nacional – Corrida 3 (15 minutos + 1 volta)
14h55 – Turismo Nacional – Corrida 4 (15 minutos + 1 volta)

Domingo, 2 de abril
08h55 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
09h50 – Visitação aos Boxes (60 minutos)
11h40 – Stock Car Pro Series – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
12h20 – Stock Car Pro Series – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)
13h50 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)

Turismo Nacional: Calendário 2023
Etapa / Data / Local / Observação
01 – 02 de abril – Goiânia (GO) – com Stock Car
02 – 28 de maio – Tarumã (RS)
03 – 11 de junho – Interlagos (SP) – com TCR
04 – 20 de agosto – Goiânia (GO)
05 – 24 de setembro – Rio Grande do Sul ou Cascavel (PR) – com TCR
06 – 03 de dezembro – Brasília (DF) – com TCR