GOIANÃO

Confira alguns fatos históricos sobre a artilharia do Campeonato Goiano

O último artilheiro do Campeonato Goiano foi o atacante Luiz Fernando, do Atlético Goianiense, que em 2024 marcou 11 gols

O Campeonato Goiano de 2025 começará no próximo dia 15 de janeiro, com 12 equipes na disputa pelo título. Além da luta pelo troféu de campeão, os atletas também estarão focados em garantir a artilharia da competição. Diversos nomes surgem como favoritos para terminar o estadual como o maior goleador, prometendo mais emoção para os torcedores ao longo da temporada.

Neste ano, a briga pela artilharia terá um sabor diferente das duas últimas edições, já que Luiz Fernando, do Atlético Goianiense, que foi o goleador máximo nas temporadas de 2023 e 2024, deixou o Dragão e não disputará o estadual em 2025.

Fatos Históricos sobre a Artilharia do Campeonato Goiano:

  • Baltazar é o recordista de gols em uma edição do Campeonato Goiano. Em 1978, atuando pelo Atlético Goianiense, o atacante marcou 31 gols. Ele também foi artilheiro em 1994, com 25 gols, mas defendendo o rival Goiás.
  • Nonato é o jogador que mais vezes conquistou a artilharia do estadual, com quatro títulos de goleador máximo (2014, 2015, 2016 e 2018), sendo três delas consecutivas.
  • Atlético Goianiense e Goiás estão no topo da lista das equipes com mais artilheiros na história do Campeonato Goiano, com 18 edições em que seus jogadores foram os goleadores máximos. Outras 14 equipes também tiveram artilheiros: Anapolina, Anápolis, Aparecidense, Campinas, Goiânia, Campineira, Crac, Goianás, Goianésia, União, Inhumas, Itumbiara, Trindade e Vila Nova.
  • Quatro jogadores se destacaram ao conquistar a artilharia por equipes diferentes. Baltazar foi artilheiro pelo Atlético Goianiense e Goiás; Tarzan foi goleador pelo Vila Nova e Atlético Goianiense; Túlio Maravilha conquistou a artilharia pelo Goiás e Vila Nova; e Nonato foi o artilheiro por Aparecidense e Goianésia.
  • Em 21 edições do Campeonato Goiano, houve artilheiros de equipes do interior. O último goleador de fora da capital foi Alex Henrique, que marcou 8 gols pelo Aparecidense em 2021.