NÚMEROS

Confira as chances matemáticas de acesso do Vila Nova e Goiás na Série B do Brasileirão

O Vila Nova ocupa a 5ª colocação da Série B, com 49 pontos, já o Goiás é o 12º, com 41

O Campeonato Brasileiro Série B chega às últimas rodadas, e a disputa pelas vagas na elite do futebol brasileiro está acirrada. Entre os candidatos estão Vila Nova e Goiás, que se enfrentaram recentemente. Com a vitória do Tigrão, o time se aproximou do G4 e praticamente encerrou as chances do Goiás de subir nesta temporada.

Com 49 pontos, o Vila Nova ocupa a 5ª colocação, estando apenas um ponto atrás do Mirassol, que é o 4º colocado. As chances de acesso do colorado aumentaram significativamente. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Vila tem 49,3% de chances de conquistar uma vaga na Série A.

Caminho para o acesso: Vila Nova

Para garantir o acesso, o Vila Nova precisa alcançar pelo menos 63 pontos, o que, segundo as estatísticas, tem 95,2% de probabilidade de garantir a subida. Isso significa que o Tigrão precisa somar mais 14 pontos nos 21 em disputa, tendo um aproveitamento de 66,6% nos próximos 7 jogos.

Situação do Goiás

Após a derrota para o Vila Nova, o Goiás viu suas chances de acesso diminuírem drasticamente. O esmeraldino, com 41 pontos, ocupa a 12ª posição na Série B. Segundo a UFMG, o Goiás tem apenas 0,89% de chance de subir. Para alcançar os 63 pontos necessários, a equipe precisaria conquistar 22 pontos nos 8 jogos restantes, ou seja, um aproveitamento de 91,6%.

Principais candidatos ao acesso

Além das equipes goianas, o Santos é o clube com maior chance de acesso, com 93,7%. O time paulista é seguido pelo Sport, com 90,4%, e pelo Novorizontino, que tem 81,2% de probabilidade de garantir uma vaga na Série A.