Conheça os Clubes

Confira o guia completo da Divisão de Acesso do Campeonato Goiano de 2023

Oito clubes estão na disputa por duas vagas na elite do futebol goiano da próxima temporada

Escudos dos times que vão participar da Divisão de Acesso 2023

A Divisão de Acesso começa neste fim de semana, com dois jogos sendo realizado no sábado (5) e dois no domingo (6). Com oito equipes que disputam duas vagas na elite do futebol goiano da próxima semana, confira o guia completo de todos os times que vão estar na competição: Anapolina, Aparecida, Centro Oeste SAF, Evangelica, Goiatuba, Jaraguá, Jataiense e Santa Helena.

Anapolina

Cidade: Anápolis

Estádio: Jonas Duarte, com capacidade para 10.707 pessoas

Técnico: Zé Carlos Leal, 43 anos

Principal destaque: Misael (36 anos), experiente atacante acumula passagens por grandes equipes do cenário nacional, como Ceará, Sport, Vasco, Paysandu, Portuguesa, Santa Cruz, entre outros. Nesta temporada esteve no Atlético-BA e marcou três gols em nove jogos realizados

Histórico na Divisão de Acesso: A temporada de 2023 marca 10 anos do único título da Anapolina na segunda divisão do Campeonato Goiano. No último ano, a Xata passou perto de conseguir a vaga na elite, mas acabou terminando na terceira colocação geral, ficando atrás de Inhumas e Goiânia, que subiram.

Como chega a Divisão de Acesso: A equipe comandada por Zé Carlos Leal realizou algumas atividades no CT do clube e também no estádio Jonas Duarte, onde fez o reconhecimento do gramado. A Rubra disputou um jogo-treino contra o Atlético Goianiense no CT do Dragão e perdeu por 6 a 3, no CT do Dragão.

Estreia: A Anapolina vai estrear neste domingo (6), contra o Santa Helena, fora de casa, no estádio Pedro Romualdo Cabral, às 15h30.

Próximos três jogos: Jaraguá (em casa), Goiatuba (em casa) e Aparecida (fora)

Avaliação do Mais Esporte: A Anapolina é o time mais tradicional desta edição da Divisão de Acesso. Com título da Divisão de Acesso, além de ser vice-campeã da Taça de Prata (Série B) em 1981, vice estadual da primeira divisão também em 1981 e tem a possibilidade de retornar a elite do futebol estadual.


Time: Aparecida
Cidade: Aparecida de Goiânia
Estádio: Aníbal Batista de Toledo

Técnico: Kiko Araújo, 47 anos, com passagens por Araguaia, Vilhena, União Rondonópolis, Iporá, Umuarama.

Principal destaque: Assuério, 30 anos, meia. O jogador volta ao Aparecida após uma boa campanha na última temporada e novamente como o principal nome da equipe. O atleta tem passagens por Goiás, Luverdense, Espanyol, Al Riffa, do Bahrein, Grêmio Anápolis, Morrinhos, Goiânia entre outros clubes.

Histórico na Divisão de Acesso: O Aparecida irá participar do Goianão da Divisão de Acesso pela 9ª vez. A melhor campanha ocorreu em 1999, quando o time foi campeão.

Como chega a Divisão de Acesso: O Aparecida chega para sua quarta participação seguida na Divisão de Acesso. Na última temporada, a equipe brigou no meio da tabela da competição.

Estreia: 06/08 – Aseev x Aparecida – 16h

Próximos três jogos: Aparecida x Centro Oeste, Jataiense x Aparecida, Aparecida x Anapolina

Avaliação do Mais Esporte: Assim como nas últimas edições, o time do Aparecida chega para brigar no meio da tabela da Divisão de Acesso.


Centro Oeste SAF

Cidade: Nerópolis (que vai atuar)

Estádio: Jaime Guerra, com capacidade para 4 mil pessoas

Técnico: Higo Magalhães, 41 anos

Principal destaque: Leandro Bulhões (32 anos), experiente volante é goiano e foi revelado nas categorias de base do Goiás, mas também atuou no Vila Nova, Aparecidense e Goiânia na grande capital. Pelo interior, defendeu Anápolis, Itumbiara, Anapolina, entre outros. Nesta temporada, passou pelo Santa Maria-DF e Esportivo.

Histórico na Divisão de Acesso: Centro Oeste é uma nova equipe, que foi fundada em 2009, mas em 2022 retomou as atividades. Na última temporada, disputou e rapidamente conseguiu o acesso na Divisão de Acesso, mas perdeu o título nos pênaltis para o Santa Helena.

Como chega a Divisão de Acesso: A equipe de Higo Magalhães realizou diversos jogos-treino como maneira de preparar a equipe para a competição. O clube enfrentou duas vezes o Atlético Goianiense, onde empatou uma vez e perdeu outra, também ficou na igualdade contra o Ceilândia e goleou o União Inhumas por 6 a 0.

Estreia: A estreia do Centro Oeste será neste sábado (5), contra a Jataiense, no estádio Jaime Guerra, às 15h30

Próximos três jogos: Aparecida (fora), Evangélica (casa) e Jaraguá (fora)

Avaliação do Mais Esporte: Uma equipe nova e sem tradição dentro da competição, mas que surge como uma possibilidade de se estabelecer entre os grandes e atrair recursos para a SAF. Possui um treinador muito promissor e que esteve na Série C do Brasileiro nesta temporada e alguns jogadores que podem desequilibrar, mas tem um elenco muito jovem.


Evangélica

Cidade: Guapó

Estádio: Valdir Cândido de Queiroz, sem capacidade informada

Técnico: Auecione Alves, 46 anos

Principal destaque: Auecione Filho (21 anos), o meia-atacante foi um dos principais nomes do Iporá no Campeonato Goiano e na Série D do Campeonato Brasileiro. O jogador terá uma experiência diferente para um atleta, pois será comandado pelo próprio pai na equipe do Evangélica. Ao longo da curta carreira, passou pelo Umuarama, Santa Helena e Iporá.

Histórico na Divisão de Acesso: Na última temporada, a Evangélica lutou contra o rebaixamento até a reta final. Com 17 pontos, o clube terminou com apenas um a mais que o Itumbiara, que acabou sendo rebaixado ao lado do Cerrado. Na competição, não tem nenhum título, mas já levantou a taça da Terceira Divisão em 2015, de maneira invicta.

Como chega a Divisão de Acesso: O clube não divulgou maiores informações durante a sua preparação para a competição

Estreia: A estreia da Evangélica será no domingo (6), contra o Aparecida, no estádio Valdir Cândido de Queiroz, às 16h

Próximos três jogos: Jataiense (fora), Centro Oeste (fora) e Santa Helena (casa)

Avaliação do Mais Esporte: Com poucas informações divulgadas em suas redes sociais, o elenco só se tornou de conhecimento com as visitas diárias ao BID. Clube não é considerado favorito na briga pelo acesso e sua ‘luta’ deve ser na parte baixa da tabela.


Time: Goiatuba
Cidade: Goiatuba

Estádio: Divino Garcia Rosa

Técnico: Márcio Goiano, 53 anos, com passagens por Central, Jataiense, River-PI, Náutico, Aparecidense, Figueirense, CRB, ABC, Criciúma, dentre outros.

Principal destaque: Leandrinho, meia, de 37 anos. O jogador tem uma identificação com o Goiatuba e é querido pela torcida, já que esteve na equipe nos últimos anos e se destacou nas últimas conquistas do clube. O atleta também tem passagens por Interporto, Grêmio Maringá, Comercial, Batatais, Votuporanguense, dentre outros clubes.

Histórico na Divisão de Acesso: O Goitatuba irá para sua 11ª participação na Divisão de Acesso. A equipe também soma 3 títulos da competição, em 1984, 1997 e a última em 2021.

Como chega a Divisão de Acesso: O Azulão do Sul, como é conhecido o Goiatuba chega a segundona após ter sido rebaixado da elite do futebol goiano em 2022 e procura retornar em 2024.

Estreia: 05/08 – Jaraguá x Goiatuba – 15h30

Próximos três jogos: Goiatuba x Santa Helena, Anapolina x Goiatuba, Goiatuba x Jataiense

Avaliação do Mais Esporte: Com um elenco forte e um treinador conhecido, o Goiatuba chega na Divisão de Acesso para brigar pelo acesso.


Time: Jaraguá
Cidade: Jaraguá

Estádio: Amintas de Freitas

Técnico: Ademir Goiano, 45 anos, com passagens por Itaberaí, Quirinópolis, Atlântico-BA e América-SE

Principal destaque: Gabriel Costa, 25 anos, lateral e zagueiro. O defensor será um dos jogadores experientes no Jaraguá em meio a muitos jovens na equipe. O atleta tem passagens por Formosa, Trindade, Goiânia, Morrinhos, Bela Vista e por último estava no Real Brasília.

Histórico na Divisão de Acesso: O Jaraguá irá para sua 5ª participação na Divisão de Acesso. A equipe soma uma conquista da competição, em 2019.

Como chega a Divisão de Acesso: O Gavião da Serra segue pelo segundo ano consecutivo na Divisão de Acesso, após na última temporada ter brigado para não cair.

Estreia: 05/08 – Jaraguá x Goiatuba – 15h30

Próximos três jogos: Anapolina x Jaraguá, Santa Helena x Jaraguá, Jaraguá x Centro-Oeste

Avaliação do Mais Esporte: Com um elenco jovem e após uma crise antes do início da divisão de Acesso, o Jaraguá irá brigar para não cair na competição


Time: Jataiense
Cidade: Jataí

Estádio: Arapucão

Técnico: Edson Silva, 46 anos, com passagens por Iporá, Grêmio Anápolis, Santa Helena, Vera Cruz-PE
Principal destaque: Fidel, atacante, 30 anos. O jogador chega como uma das esperanças de gols da Jataiense na Divisão de Acesso. O atacante tem passagens por Noroesnte, Ansan Greeners, da Coreia, Comercial, Crac, Osasco Audax, Matonense e outros.

Histórico na Divisão de Acesso: Essa será a 14ª participação da Jataiense na Divisão de Acesso do Goianão. A equipe do Sudoeste goiano soma dois títulos, em 2002 e o último em 2020.

Como chega a Divisão de Acesso: A Raposa do Sudoeste e outro time que chega após ter sido rebaixado em 2022 da Primeira Divisão.

Estreia: 05/08 – Centro-Oeste x Jataiense – 15h30

Próximos três jogos: Jataiense x Aseev, Jataiense x Aparecida, Goiatuba x Jataiense

Avaliação do Mais Esporte: A Jataiense chega para a Divisão de Acesso deste ano na briga por uma das vagas para a elite do Goianão.


Santa Helena 

Cidade: Santa Helena

Estádio: Pedro Romualdo Cabral, com capacidade para 7.500 pessoas

Técnico: Wladimir Araújo, 53 anos

Principal destaque: Roniel (29 anos), experiente atacante é conhecido do futebol goiano e acumula passagens por clubes como Aparecidense, Morrinhos, Itumbiara, Rioverdense e Grêmio Anápolis. Atleta já atuou também em Portugal e pode atuar como meia ou centroavante e é presença constante nas equipes da primeira divisão estadual

Histórico na Divisão de Acesso: Um dos mais tradicionais times da competição, o Santa Helena acumula dois títulos na segunda divisão, em 1986 e 2008, além de ter conquistado a Terceira Divisão em 2022 e ter um segundo lugar na primeira divisão em 2010, ao perder para o Atlético Goianiense na final.

Como chega a Divisão de Acesso: O clube optou por não divulgar maiores informações sobre a preparação

Estreia: O Santa Helena vai estrear contra a Anapolina, no domingo (6), no estádio Pedro Romualdo Cabral, às 15h30

Próximos três jogos: Goiatuba (fora), Jaraguá (casa) e Evangélica (fora)

Avaliação do Mais Esporte: Um dos clubes mais tradicionais e que conta com um treinador experiente, além de jogadores que podem se tornar destaques dentro da competição. A avaliação fica comprometida com a pouca divulgação da preparação, mas o clube é um dos postulantes ao acesso