Conheça os Clubes

Confira o guia completo da Divisão de Acesso do Campeonato Goiano de 2023

Oito clubes estão na disputa por duas vagas na elite do futebol goiano da próxima temporada

A Divisão de Acesso começa neste fim de semana, com dois jogos sendo realizado no sábado (5) e dois no domingo (6). Com oito equipes que disputam duas vagas na elite do futebol goiano da próxima semana, confira o guia completo de todos os times que vão estar na competição: Anapolina, Aparecida, Centro Oeste SAF, Evangelica, Goiatuba, Jaraguá, Jataiense e Santa Helena.

Anapolina

Cidade: Anápolis

Estádio: Jonas Duarte, com capacidade para 10.707 pessoas

Técnico: Zé Carlos Leal, 43 anos

Principal destaque: Misael (36 anos), experiente atacante acumula passagens por grandes equipes do cenário nacional, como Ceará, Sport, Vasco, Paysandu, Portuguesa, Santa Cruz, entre outros. Nesta temporada esteve no Atlético-BA e marcou três gols em nove jogos realizados

Histórico na Divisão de Acesso: A temporada de 2023 marca 10 anos do único título da Anapolina na segunda divisão do Campeonato Goiano. No último ano, a Xata passou perto de conseguir a vaga na elite, mas acabou terminando na terceira colocação geral, ficando atrás de Inhumas e Goiânia, que subiram.

Como chega a Divisão de Acesso: A equipe comandada por Zé Carlos Leal realizou algumas atividades no CT do clube e também no estádio Jonas Duarte, onde fez o reconhecimento do gramado. A Rubra disputou um jogo-treino contra o Atlético Goianiense no CT do Dragão e perdeu por 6 a 3, no CT do Dragão.

Estreia: A Anapolina vai estrear neste domingo (6), contra o Santa Helena, fora de casa, no estádio Pedro Romualdo Cabral, às 15h30.

Próximos três jogos: Jaraguá (em casa), Goiatuba (em casa) e Aparecida (fora)

Avaliação do Mais Esporte: A Anapolina é o time mais tradicional desta edição da Divisão de Acesso. Com título da Divisão de Acesso, além de ser vice-campeã da Taça de Prata (Série B) em 1981, vice estadual da primeira divisão também em 1981 e tem a possibilidade de retornar a elite do futebol estadual.


Time: Aparecida
Cidade: Aparecida de Goiânia
Estádio: Aníbal Batista de Toledo

Técnico: Kiko Araújo, 47 anos, com passagens por Araguaia, Vilhena, União Rondonópolis, Iporá, Umuarama.

Principal destaque: Assuério, 30 anos, meia. O jogador volta ao Aparecida após uma boa campanha na última temporada e novamente como o principal nome da equipe. O atleta tem passagens por Goiás, Luverdense, Espanyol, Al Riffa, do Bahrein, Grêmio Anápolis, Morrinhos, Goiânia entre outros clubes.

Histórico na Divisão de Acesso: O Aparecida irá participar do Goianão da Divisão de Acesso pela 9ª vez. A melhor campanha ocorreu em 1999, quando o time foi campeão.

Como chega a Divisão de Acesso: O Aparecida chega para sua quarta participação seguida na Divisão de Acesso. Na última temporada, a equipe brigou no meio da tabela da competição.

Estreia: 06/08 – Aseev x Aparecida – 16h

Próximos três jogos: Aparecida x Centro Oeste, Jataiense x Aparecida, Aparecida x Anapolina

Avaliação do Mais Esporte: Assim como nas últimas edições, o time do Aparecida chega para brigar no meio da tabela da Divisão de Acesso.


Centro Oeste SAF

Cidade: Nerópolis (que vai atuar)

Estádio: Jaime Guerra, com capacidade para 4 mil pessoas

Técnico: Higo Magalhães, 41 anos

Principal destaque: Leandro Bulhões (32 anos), experiente volante é goiano e foi revelado nas categorias de base do Goiás, mas também atuou no Vila Nova, Aparecidense e Goiânia na grande capital. Pelo interior, defendeu Anápolis, Itumbiara, Anapolina, entre outros. Nesta temporada, passou pelo Santa Maria-DF e Esportivo.

Histórico na Divisão de Acesso: Centro Oeste é uma nova equipe, que foi fundada em 2009, mas em 2022 retomou as atividades. Na última temporada, disputou e rapidamente conseguiu o acesso na Divisão de Acesso, mas perdeu o título nos pênaltis para o Santa Helena.

Como chega a Divisão de Acesso: A equipe de Higo Magalhães realizou diversos jogos-treino como maneira de preparar a equipe para a competição. O clube enfrentou duas vezes o Atlético Goianiense, onde empatou uma vez e perdeu outra, também ficou na igualdade contra o Ceilândia e goleou o União Inhumas por 6 a 0.

Estreia: A estreia do Centro Oeste será neste sábado (5), contra a Jataiense, no estádio Jaime Guerra, às 15h30

Próximos três jogos: Aparecida (fora), Evangélica (casa) e Jaraguá (fora)

Avaliação do Mais Esporte: Uma equipe nova e sem tradição dentro da competição, mas que surge como uma possibilidade de se estabelecer entre os grandes e atrair recursos para a SAF. Possui um treinador muito promissor e que esteve na Série C do Brasileiro nesta temporada e alguns jogadores que podem desequilibrar, mas tem um elenco muito jovem.


Evangélica

Cidade: Guapó

Estádio: Valdir Cândido de Queiroz, sem capacidade informada

Técnico: Auecione Alves, 46 anos

Principal destaque: Auecione Filho (21 anos), o meia-atacante foi um dos principais nomes do Iporá no Campeonato Goiano e na Série D do Campeonato Brasileiro. O jogador terá uma experiência diferente para um atleta, pois será comandado pelo próprio pai na equipe do Evangélica. Ao longo da curta carreira, passou pelo Umuarama, Santa Helena e Iporá.

Histórico na Divisão de Acesso: Na última temporada, a Evangélica lutou contra o rebaixamento até a reta final. Com 17 pontos, o clube terminou com apenas um a mais que o Itumbiara, que acabou sendo rebaixado ao lado do Cerrado. Na competição, não tem nenhum título, mas já levantou a taça da Terceira Divisão em 2015, de maneira invicta.

Como chega a Divisão de Acesso: O clube não divulgou maiores informações durante a sua preparação para a competição

Estreia: A estreia da Evangélica será no domingo (6), contra o Aparecida, no estádio Valdir Cândido de Queiroz, às 16h

Próximos três jogos: Jataiense (fora), Centro Oeste (fora) e Santa Helena (casa)

Avaliação do Mais Esporte: Com poucas informações divulgadas em suas redes sociais, o elenco só se tornou de conhecimento com as visitas diárias ao BID. Clube não é considerado favorito na briga pelo acesso e sua ‘luta’ deve ser na parte baixa da tabela.


Time: Goiatuba
Cidade: Goiatuba

Estádio: Divino Garcia Rosa

Técnico: Márcio Goiano, 53 anos, com passagens por Central, Jataiense, River-PI, Náutico, Aparecidense, Figueirense, CRB, ABC, Criciúma, dentre outros.

Principal destaque: Leandrinho, meia, de 37 anos. O jogador tem uma identificação com o Goiatuba e é querido pela torcida, já que esteve na equipe nos últimos anos e se destacou nas últimas conquistas do clube. O atleta também tem passagens por Interporto, Grêmio Maringá, Comercial, Batatais, Votuporanguense, dentre outros clubes.

Histórico na Divisão de Acesso: O Goitatuba irá para sua 11ª participação na Divisão de Acesso. A equipe também soma 3 títulos da competição, em 1984, 1997 e a última em 2021.

Como chega a Divisão de Acesso: O Azulão do Sul, como é conhecido o Goiatuba chega a segundona após ter sido rebaixado da elite do futebol goiano em 2022 e procura retornar em 2024.

Estreia: 05/08 – Jaraguá x Goiatuba – 15h30

Próximos três jogos: Goiatuba x Santa Helena, Anapolina x Goiatuba, Goiatuba x Jataiense

Avaliação do Mais Esporte: Com um elenco forte e um treinador conhecido, o Goiatuba chega na Divisão de Acesso para brigar pelo acesso.


Time: Jaraguá
Cidade: Jaraguá

Estádio: Amintas de Freitas

Técnico: Ademir Goiano, 45 anos, com passagens por Itaberaí, Quirinópolis, Atlântico-BA e América-SE

Principal destaque: Gabriel Costa, 25 anos, lateral e zagueiro. O defensor será um dos jogadores experientes no Jaraguá em meio a muitos jovens na equipe. O atleta tem passagens por Formosa, Trindade, Goiânia, Morrinhos, Bela Vista e por último estava no Real Brasília.

Histórico na Divisão de Acesso: O Jaraguá irá para sua 5ª participação na Divisão de Acesso. A equipe soma uma conquista da competição, em 2019.

Como chega a Divisão de Acesso: O Gavião da Serra segue pelo segundo ano consecutivo na Divisão de Acesso, após na última temporada ter brigado para não cair.

Estreia: 05/08 – Jaraguá x Goiatuba – 15h30

Próximos três jogos: Anapolina x Jaraguá, Santa Helena x Jaraguá, Jaraguá x Centro-Oeste

Avaliação do Mais Esporte: Com um elenco jovem e após uma crise antes do início da divisão de Acesso, o Jaraguá irá brigar para não cair na competição


Time: Jataiense
Cidade: Jataí

Estádio: Arapucão

Técnico: Edson Silva, 46 anos, com passagens por Iporá, Grêmio Anápolis, Santa Helena, Vera Cruz-PE
Principal destaque: Fidel, atacante, 30 anos. O jogador chega como uma das esperanças de gols da Jataiense na Divisão de Acesso. O atacante tem passagens por Noroesnte, Ansan Greeners, da Coreia, Comercial, Crac, Osasco Audax, Matonense e outros.

Histórico na Divisão de Acesso: Essa será a 14ª participação da Jataiense na Divisão de Acesso do Goianão. A equipe do Sudoeste goiano soma dois títulos, em 2002 e o último em 2020.

Como chega a Divisão de Acesso: A Raposa do Sudoeste e outro time que chega após ter sido rebaixado em 2022 da Primeira Divisão.

Estreia: 05/08 – Centro-Oeste x Jataiense – 15h30

Próximos três jogos: Jataiense x Aseev, Jataiense x Aparecida, Goiatuba x Jataiense

Avaliação do Mais Esporte: A Jataiense chega para a Divisão de Acesso deste ano na briga por uma das vagas para a elite do Goianão.


Santa Helena 

Cidade: Santa Helena

Estádio: Pedro Romualdo Cabral, com capacidade para 7.500 pessoas

Técnico: Wladimir Araújo, 53 anos

Principal destaque: Roniel (29 anos), experiente atacante é conhecido do futebol goiano e acumula passagens por clubes como Aparecidense, Morrinhos, Itumbiara, Rioverdense e Grêmio Anápolis. Atleta já atuou também em Portugal e pode atuar como meia ou centroavante e é presença constante nas equipes da primeira divisão estadual

Histórico na Divisão de Acesso: Um dos mais tradicionais times da competição, o Santa Helena acumula dois títulos na segunda divisão, em 1986 e 2008, além de ter conquistado a Terceira Divisão em 2022 e ter um segundo lugar na primeira divisão em 2010, ao perder para o Atlético Goianiense na final.

Como chega a Divisão de Acesso: O clube optou por não divulgar maiores informações sobre a preparação

Estreia: O Santa Helena vai estrear contra a Anapolina, no domingo (6), no estádio Pedro Romualdo Cabral, às 15h30

Próximos três jogos: Goiatuba (fora), Jaraguá (casa) e Evangélica (fora)

Avaliação do Mais Esporte: Um dos clubes mais tradicionais e que conta com um treinador experiente, além de jogadores que podem se tornar destaques dentro da competição. A avaliação fica comprometida com a pouca divulgação da preparação, mas o clube é um dos postulantes ao acesso