Afunilou

Confira quem já caiu e quem ainda pode subir na última rodada da Série B de 2024

Vitórias de Sport e Ceará liquidam as chances do Goiás na briga pelo acesso na última rodada

Foto: Joilson Marconne / CBF

A 37ª rodada da Série B, que terminou na segunda-feira (18/11), foi decisiva e trouxe importantes definições para a competição. O Santos conquistou o título da competição de forma antecipada, enquanto a Ponte Preta e o Ituano foram oficialmente rebaixados, se juntando ao Brusque e ao Guarani na Série C na próxima temporada. Com isso, a briga pelo acesso se afunilou, e agora Mirassol, Novorizontino, Ceará e Sport são os quatro clubes que vão disputar as últimas vagas na elite do futebol brasileiro em 2024.

Os jogos da última rodada estão marcados para domingo (24/11), às 18h30 (horário de Brasília). No entanto, algumas partidas — que não interferem diretamente nas questões de acesso e rebaixamento — podem sofrer alterações na data e horário.

Título do Peixe

O Santos é o grande campeão da Série B! A equipe garantiu o título de forma antecipada, após uma combinação de resultados favoráveis que selaram sua vantagem de quatro pontos sobre os concorrentes diretos. Na abertura da rodada, o vice-líder Mirassol, com 64 pontos, empatou em 1 a 1 com o Operário-PR, e o Novorizontino, também com 64 pontos, ficou no 1 a 1 contra o Paysandu. Com isso, o Santos, que já tinha 68 pontos, se tornou inalcançável, assegurando o título e a festa da torcida alvinegra.

Quase deu

O Goiás (6º), que ainda tinha chances de acesso, fez sua parte ao golear o Amazonas por 4 a 0, alcançando 60 pontos. No entanto, para seguir sonhando com o acesso, a equipe esmeraldina precisava de uma combinação de resultados, o que não ocorreu. O Sport, com uma goleada por 4 a 0 sobre a Ponte Preta, chegou à 5ª posição com 63 pontos, e a vitória confirmou o rebaixamento da Macaca. Agora, o Sport tem 56,46% de chances de subir.

O Ceará, por sua vez, também venceu — 1 a 0 sobre o América — e chegou a 63 pontos, garantindo sua posição dentro da zona de acesso à Série A. O Vozão agora depende apenas de suas próprias forças para garantir o acesso, com 82% de chances de subir.

Já o Goiás, que só pode alcançar no máximo 63 pontos, perdeu a possibilidade de ultrapassar os rivais, já que ficaria atrás de Sport e Ceará no critério de desempate, mesmo que esses times perdessem na última rodada. Com isso, o sonho do acesso se desfaz para a equipe goiana, que agora só pensa em um possível recomeço na próxima temporada.

Confira a última rodada do Brasileirão Série B.