Enquanto a torcida palmeirense continua a celebração pelo centenário do clube, os comandados do técnico Ricardo Gareca voltam a campo sem muito clima para euforia. Pelo contrário. O time do Palmeiras enfrenta o Atlético-MG, nesta quarta-feira, no Pacaembu, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, focado na possibilidade de voltar a se reerguer e espantar o quanto antes a crise que vive atualmente. A diretoria não divulgou detalhes, mas é possível que algum evento aconteça antes de iniciar a partida, para lembrar dos 100 anos de fundação, completados no dia anterior.
A vitória sobre o Coritiba por 1 a 0, no último sábado, também no Pacaembu, serviu para tirar o time da zona de rebaixamento do Brasileirão e dar maior tranquilidade para trabalhar, mas isso não significa paz no ambiente palmeirense. Jogadores e comissão técnica sabem que um tropeço nesta quarta-feira, diante do sempre difícil Atlético-MG, será acompanhado por muitas vaias e pressão da torcida, que promete comparecer em bom número ao estádio.
“Estou tranquilo por isso? Não, porque é muito pouca produção minha na frente do Palmeiras. Não me conformo com isso”, disse Gareca, após o jogo de sábado, quando acabou com o jejum de vitórias no Brasileirão que já durava 10 rodadas, deixando claro estar consciente de que muita coisa ainda precisa ser feita.
Nos últimos dias, o treinador argentino tem demonstrado estar confuso sobre seu futuro no Palmeiras. Já disse que pode sair e, depois, que não pretende pedir demissão. O fato é que o time precisa ter uma sequência de resultados positivos para a pressão em cima do trabalho de Gareca diminuir.
Com o objetivo de voltar a ter mais a torcida no estádio, o Palmeiras realizou uma promoção na venda de ingressos. Gareca, por diversas vezes, já disse que a ajuda dos torcedores é fundamental nesse momento difícil e que, se não fossem eles, a situação estaria bem pior.
O técnico argentino também não esconde de ninguém que sua preocupação é com o Brasileirão, no qual o Palmeiras luta contra o rebaixamento. Por isso, ele resolveu, assim como nos jogos contra o Avaí, na fase anterior da Copa do Brasil, preservar alguns titulares. Desta vez, Wendel, Tobio e Wesley poderão descansar diante do Atlético-MG.
Com isso, mais uma vez o zagueiro uruguaio Victorino terá a chance de atuar, enquanto Weldinho ganha outra oportunidade de mostrar serviço na lateral direita. A principal novidade na lista dos relacionados para o jogo é o jovem atacante Gabriel Fernando, destaque do time Sub-17 do Palmeiras, que ficará como opção no banco de reservas pela primeira vez.
Além dos três poupados e dos ausentes por lesão (Fernando Prass, Wellington, Bruninho e Valdivia), outra ausência será o atacante Leandro, suspenso.