Copinha 2025: Atlético Clube Goianiense, um dos grandes da capital
Conheça os representantes goianos na Copa São Paulo de Futebol Júnior
A Copa São Paulo de Futebol Júnior, chamada carinhosamente de Copinha, é o principal campeonato de base do país. Ela tradicionalmente abre o calendário do futebol brasileiro, a competição tem a final marcada sempre no mesmo dia: 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, no Estádio Municipal do Pacaembú, agora batizado de Mercado Livre Arena Pacaembu.
Esta será a 55° edição da Copinha, e entre os 128 clubes que estão divididos em 32 grupos, quatro times vão representar o estado de Goiás a partir de 2 de janeiro.
Na matéria de hoje vamos falar do Atlético Clube Goianiense, o Dragão de Campinas, time que tem sede em um dos principais bairros de Goiânia, e está entre os principais times da capital desde as categorias de base do Estado.
Esta será a 16° participação do Atlético na Copinha, a décima de maneira consecutiva. O Dragão participa todos os desde 2015 (em 2021 a Copinha não foi realizada por conta da pandemia de covid-19), caminhada que começou em 1994 com a estreia na competição. As melhores campanhas do Atlético foram em 2020, 2022 e 2024 quando chegou na terceira fase. Nas três ocasiões foi eliminado por times paulistas (Botafogo, Palmeiras e Corinthians, respectivamente)
Nas três primeiras participações (1994, 1996 e 1999) o Atlético ficou na primeira fase. Só voltou para a Copinha em 2011 e 2013, antes da sequência de 10 participações seguidas e de novo, nos dois anos seguintes caiu na fase de grupos da competição.
Em 2017 o Dragão conseguiu se classificar pela primeira vez para a segunda fase, quando enfrentou o Paulista-SP e perdeu pelo placar mínimo de 1×0.
Em 2018 o Atlético terminou a fase de grupos em primeiro lugar, com duas vitórias e um empate, em uma chave que tinha o XV de Jaú-SP, Lagarto-SE, e o Tupã-SP. Na segunda fase o Dragão foi eliminado nos pênaltis pelo Boa Vista-RJ, depois de empatar o jogo no tempo normal em 1×1.
Depois de cair novamente na fase de grupos em 2019, o Atlético conseguiu no seguinte passar como segundo colocado do grupo que tinha o Botafogo-SP. Na segunda fase venceu o Novorizontino por 2×0 e foi eliminado na terceira fase, nos pênaltis, depois de empatar em 0x0 com o mesmo Botafogo-SP que enfrentou na fase de grupos.
Em 2022 na volta da Copinha depois da pandemia, o Dragão foi primeiro colocado no Grupo 27, com duas vitórias e um empate, chave que tinha o Mauá-SP, Volta Redonda-RJ, e o Mauaense-SP. Na segunda fase venceu o Água Santa-SP por 2×1, e foi eliminado na terceira fase pelo Palmeiras por 3×0.
Em 2023 o Dragão ficou em primeiro lugar no Grupo 4, que tinha Sampaio Correia, Itabaiana e Botafogo-SP. Na segunda fase enfrentou e perdeu nos pênaltis para o segundo colocado do Grupo 3, Juazeirense-BA. No tempo normal o jogo ficou 1×1 e o Dragão foi superado por 4×2 nas penalidades.
Alocado no Grupo 9 com Guarani, Operário-PR e Tupã-SP, o Dragão fez uma fase de grupo impecável: venceu os três jogos e avançou para a segunda fase, onde enfrentou o Marília-SP. O Atlético-GO goleou por 5×1 e foi para a terceira fase com moral, mas aí tinha pela frente o Corinthians, maior campeão da Copinha e que viria a ganhar de novo em 2024. O Timão venceu por 4×1 e colocou ponto final na participação atleticana.
O Dragão acumula 51 partidas na Copinha, com 22 vitórias, 13 empates e 16 derrotas. Marcou 76 gols contando todas as participações.