Copa do Mundo

Coreia do Sul busca a virada nos acréscimos, vence Portugal e avança para as oitavas de final

Com gol aos 45 minutos, asiáticos batem os europeus e avançam nos critérios de desempate

Com uma virada nos minutos finais, Coréia do Sul vence Portugal e elimina Uruguai na Copa do Mundo. Foto: Divulgação - Fifa

Cada gol marcado na Copa do Mundo pode fazer uma grande diferença e mais uma vez foi fundamental nesta edição do Catar. A Coréia do Sul enfrentou Portugal no início da tarde desta sexta-feira (2), no estádio da Cidade da Educação, e venceu de virada por 2 a 1. Enquanto Ricardo Horta abriu o placar para os portugueses, Kim Young-Gwon e Hwang Hee-Chan viraram para os asiáticos, que nos critérios de desempate avançaram para as oitavas de final, enquanto o Uruguai foi eliminado.

Como foi o jogo?

Com a classificação garantida, Portugal aproveitou a última rodada para realizar algumas mudanças em seu time titular, mas manteve titulares como Diogo Costa, Pepe, Cancelo, Rubén Neves e Cristiano Ronaldo. O treinador Fernando Santos, com a necessidade de apenas um empate para garantir a primeira posição do grupo H, deu oportunidade para diversos atletas no primeiro e segundo tempo.

E mesmo com um time mesclado, Portugal chegou rapidamente ao primeiro gol da partida. Logo aos quatro minutos, Pepe fez longo lançamento para Dalot que chegou cruzando e encontrou o atacante Ricardo Horta, que mandou de primeira para o fundo da rede e marcou o seu primeiro gol na Copa do Mundo.

A Coréia do Sul se mandou para o ataque e chegou a empatar com Kim Jin-Su, mas o gol foi anulado devido a um impedimento do lateral. Mas não demorou e os asiáticos conseguiram deixar o placar em igualdade. Após cobrança de escanteio, houve um bate e rebate que acertou as costas de Cristiano Ronaldo e a bola se ofereceu para Kim Young-Gwon e o zagueiro finalizou para o fundo da rede.

O duelo permaneceu muito franco em diversos momentos do jogo, com chances para as duas equipes. Enquanto alguns atletas de Portugal buscavam marcar gol na Copa do Mundo, a Coreia do Sul precisava da virada para chegar a classificação, com o resultado que estava acontecendo em Uruguai e Gana, e assim aconteceu. Nos acréscimos, após cobrança de escanteio e em um rápido contra-ataque Son arrancou em velocidade e com um ótimo passe encontrou Hwang Hee-Chan que tocou na saída de Diogo Costa.