Clássico

Corinthians e São Paulo podem duelar na Libertadores

É possível até que os dois rivais paulistas fiquem no mesmo grupo, com a companhia do atual campeão San Lorenzo, da Argentina.

O sorteio dos grupos da Copa Libertadores de 2015 não foi muito amigável para a maioria das equipes brasileiras. Com exceção do Cruzeiro, bicampeão nacional, os outros quatro times classificados (Atlético Mineiro, São Paulo, Internacional e Corinthians) não terão vida fácil na competição continental. É possível até que os dois rivais paulistas fiquem no mesmo grupo, com a companhia do atual campeão San Lorenzo, da Argentina.

Na primeira fase da Libertadores – chamada de fase preliminar no Brasil -, são seis confrontos para definir os últimos classificados à fase de grupos. Nesta etapa, o sorteio colocou o quarto colocado do Campeonato Brasileiro – Internacional ou Corinthians – contra uma equipe da Colômbia. Nos dias 4 e 11 de fevereiro acontecerão os duelos, sendo que o de ida será no Brasil e a volta em território colombiano. A fase de grupos começará em 18 de fevereiro.

Caso o time brasileiro avance de fase, o sorteio determinou que ele vá para o Grupo 2, que já tem três clubes definidos. Já considerado o “grupo da morte”, Internacional ou Corinthians poderão ter pela frente San Lorenzo, São Paulo e o Danubio, do Uruguai. No caso corintiano, seria a primeira vez que encontraria o seu rival paulista na Libertadores. Já no caso colorado, os dois já fizeram até uma final, em 2006, vencida pelo clube gaúcho.

Se o quarto colocado está nesta situação complicada, Corinthians ou Internacional também não terão moleza se ficarem na terceira colocação no Brasileirão. O sorteio definiu que o time irá para o Grupo 4 com Emelec, do Equador, um representante do Chile e o vencedor do Jogo 4 da fase preliminar, que é entre Monarcas Morelia (México) e The Strongest (Bolívia).

Quem também não terá moleza na fase de grupos é o Atlético Mineiro, que fará viagens longas e cansativas. O atual campeão da Copa do Brasil e da Libertadores/2013 caiu no Grupo 1 com Colo Colo, do Chile, Atlas, do México, e uma equipe da Colômbia.

Já o mesmo não se pode dizer do Cruzeiro, que teve sorte no sorteio e está em uma chave mais fácil. No Grupo 3, o atual bicampeão brasileira enfrentará Mineros, da Venezuela, Universitário de Sucre, da Bolívia, e o vencedor do Jogo 1 da fase preliminar – Huracán, atualmente na segunda divisão da Argentina, contra um representante do Peru.

Antes do sorteio, a entidade prestou diversas homenagens, que teve duração de nada menos que 1 hora e 40 minutos, a cartolas do futebol sul-americano. Um dos homenageados foi o técnico da Argentina na Copa do Mundo, Alejandro Sabella, que recebeu uma placa comemorativa à campanha feita pela seleção no Mundial do Brasil, quando foi vice-campeão. A maior homenagem, no entanto, foi feita a Julio Grandona, que presidiu a Associação de Futebol da Argentina (AFA) de 1979 até sua morte, no último dia 30 de julho.

O paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Conmebol, também foi lembrado na cerimônia. Entre outros homenageados estiveram Matías Lamens e Edgardo Bauza, respectivamente presidente e técnico do San Lorenzo, o argentino Juan Sebastián Verón e seu pai, o também ex-jogador Juan Ramón Verón.

Confira os confrontos da primeira fase da Copa Libertadores:

Jogo 1 – Peru 3 x Huracán (Argentina)*

Jogo 2 – Equador 3 x Argentina 6*

Jogo 3 – Deportivo Táchira (Venezuela) x Paraguai 3*

Jogo 4 – Monarcas Morelia (México) x The Strongest (Bolívia)*

Jogo 5 – Chile 3 x Nacional (Uruguai)*

Jogo 6 – Brasil 5 (Corinthians ou Internacional) x Colômbia 3*

* faz o duelo da volta em casa

Confira os grupos da Copa Libertadores:

GRUPO 1

Brasil 2 – Atlético Mineiro

Colômbia 2

Colo Colo (Chile)

Atlas (México)

GRUPO 2

San Lorenzo (Argentina)

Brasil 3 – São Paulo

Danubio (Uruguai)

Vencedor do Jogo 6

GRUPO 3

Brasil 1 – Cruzeiro

Mineros (Venezuela)

Universitário de Sucre (Bolívia)

Vencedor do Jogo 1

GRUPO 4

Emelec (Equador)

Brasil 4 – Corinthians ou Internacional

Chile 2

Vencedor do Jogo 4

GRUPO 5

Zamora (Venezuela)

Argentina 4

Montevideo Wanderers (Uruguai)

Vencedor do Jogo 5

GRUPO 6

River Plate (Argentina)

Peru 2

San José (Bolívia)

Tigres (México)

GRUPO 7

Atlético Nacional (Colômbia)

Equador 2

Libertad (Paraguai)

Vencedor do Jogo 2

GRUPO 8

Peru 1

Argentina 3

Paraguai 2

Vencedor do Jogo 3