Damião passa em branco na estreia, Flamengo perde para Sport e pode deixar G4
Quarto colocado, o Flamengo tem 34 pontos, mas corre o risco de deixar o G4 no decorrer da rodada, em caso de vitória de Grêmio ou Santos.
O Flamengo perdeu a oportunidade de dormir na liderança do Campeonato Brasileiro. Na tarde deste sábado, na abertura do returno, o time carioca foi derrotado pelo Sport por 1 a 0, na Arena Pernambucano, em Recife (PE). A partida marcou a estreia de Leandro Damião com a camisa flamenguista. Ele entrou no segundo tempo e perdeu uma chance para marcar.
Quarto colocado, o Flamengo tem 34 pontos, mas corre o risco de deixar o G4 (zona de classificação da Copa Libertadores) no decorrer da rodada, em caso de vitória de Grêmio ou Santos. O Sport subiu para o nono lugar, com 26 pontos, ainda sonhando em encostar nos primeiros colocados.
Nem mesmo a lesão do meia Diego Souza, trocado por Edmilson com mesmo de dez minutos, foi capaz de acabar com a pressão inicial do Sport. Em jogada individual, Rodney Wallace exigiu grande defesa de Alex Muralha em chute de fora da área. Os donos da casa mantiveram o ritmo, aproveitando a falta de criatividade do time carioca, e abriram o placar aos 21 minutos.
Rogério fez grande jogada individual pela esquerda, deu corte seco em Réver e rolou para o meio da área. Edmilson apareceu para completar para o fundo das redes. O Flamengo não conseguiu se encontrar. Willian Arão e Márcio Araújo foram bem marcados e não conseguiram começar as jogadas do visitante. Com isso, os atacantes pouco tocaram na bola e não levaram perigo.
O único lance de susto foi em finalização de fora da área de Mancuello. Do outro lado, o Sport era perigoso quando usava a velocidade. Everton Felipe tentou em chute cruzado e por pouco não levou uma vantagem maior para o intervalo.
O Flamengo voltou com Alan Patrick para tentar melhorar a qualidade na construção das jogadas. A troca, no entanto, não funcionou da forma que o técnico Zé Ricardo gostaria. Os cariocas tinham a posse da bola, mas não criavam lances perigosos no ataque. O Sport, por outro lado, se fechou bem e usou os contra-ataques.
Muralha conseguiu salvar o Flamengo em duas oportunidades consecutivas. Primeiro em finalização de Edmilson, depois em chute de Rogério. Nas duas defesas, os atacantes pernambucanos ficaram de frente com o goleiro flamenguista.
Na base do desespero, Zé Ricardo sacou Marcelo Cirino e promoveu a estreia de Leandro Damião, deixando o time com dois centroavantes de ofício. Na base da força, o Flamengo ainda teve uma chance de marcar. Após cruzamento longo, Guerrero venceu a disputa pelo alto e tocou para Damião. O estreante chegou dividindo com Magrão e não conseguiu finalizar.
O Sport volta a campo contra o Botafogo, no próximo sábado, às 21 horas, no estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG). No domingo, o Flamengo recebe o Grêmio, às 11 horas, no Mané Garrincha, em Brasília (DF).
FICHA TÉCNICA
SPORT 1 X 0 FLAMENGO
SPORT – Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Rodney Wallace; Rithely, Paulo Roberto, Everton Felipe (Apodi), Gabriel Xavier (Rodrigo Mancha) e Diego Souza (Edmilson); Rogério. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
FLAMENGO – Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Chiquinho (Adryan); Márcio Araújo (Alan Patrick), Willian Arão e Mancuello; Everton, Marcelo Cirino (Leandro Damião) e Paolo Guerrero. Técnico: Zé Ricardo.
GOLS – Edmilson, aos 21 minutos do primeiro tempo.
ÁRBITRO – Rodolpho Toski Marques (PR).
CARTÕES AMARELOS – Ronaldo Alves e Rodney Wallace (Sport); Everton, Willian Arão e Guerrero (Flamengo).
PÚBLICO – 25.019 pagantes.
RENDA – R$ 802.750,00.
LOCAL – Arena Pernambucano, em Recife (PE).