Dançarino de Anápolis é classificado para mundial de break dance
Final do torneio será em Gdansk, na Polônia, em novembro; etapa nacional ocorreu em São Paulo com 32 finalistas
Primeiro lugar no Campeonato Nacional de Break Dance, nova modalidade das Olimpíadas de Paris 2024, Alexandre Duarte Silva, de 30 anos, conhecido como B-boy Xandin, representará Goiás na final mundial da competição, em novembro na Polônia. A final nacional ocorreu em São Paulo no domingo (3) e reuniu 32 finalistas.
De Anápolis, Alexandre conta como começou a dançar break, há 13 anos. “Andando de skate perto de casa, vi uns meninos dançando em uma garagem e me interessei. Comecei a praticar e me apaixonei pela dança. Desde então me entreguei de corpo e alma”, diz.
Mundial de Break Dance: dançarino de Anápolis tem segunda chance
Antes de concorrer em São Paulo, ele precisou vencer uma eliminatória em Brasília. Agora, a próxima parada do torneio Red Bull BC One será em Gdansk, na Polônia, no dia 6 de novembro. O dançarino vê a oportunidade como uma segunda chance.
“Em 2012, ganhei a eliminatória no Brasil e fui para o México, mas eu perdi na semifinal. O campeonato deste ano está sendo muito importante pra mim porque é como se fosse uma segunda chance. Estou muito feliz”, conta.
O breakdance estreou em grandes eventos esportivos em 2018, ao ser incluído no programa dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizada em Buenos Aires. A modalidade foi confirmada para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, o que deu mais visibilidade para o estilo.
“Agora é treinar mais porque não será fácil. Na Polônia, estarão só os melhores e eu vou representar cada um de Anápolis, do Brasil. Dançar break é o que sei fazer de melhor. Então, vou na positividade”, diz.