Reconhecimento

Dançarino de Anápolis é classificado para mundial de break dance

Final do torneio será em Gdansk, na Polônia, em novembro; etapa nacional ocorreu em São Paulo com 32 finalistas

"1° lugar rumo ao mundial na Polônia. Desacredita, não, parceiro", escreveu o B-boy Xandin em comemoração (Foto: Reprodução Instagram)

Primeiro lugar no Campeonato Nacional de Break Dance, nova modalidade das Olimpíadas de Paris 2024, Alexandre Duarte Silva, de 30 anos, conhecido como B-boy Xandin, representará Goiás na final mundial da competição, em novembro na Polônia. A final nacional ocorreu em São Paulo no domingo (3) e reuniu 32 finalistas.

De Anápolis, Alexandre conta como começou a dançar break, há 13 anos. “Andando de skate perto de casa, vi uns meninos dançando em uma garagem e me interessei. Comecei a praticar e me apaixonei pela dança. Desde então me entreguei de corpo e alma”, diz.

Mundial de Break Dance: dançarino de Anápolis tem segunda chance

Antes de concorrer em São Paulo, ele precisou vencer uma eliminatória em Brasília. Agora, a próxima parada do torneio Red Bull BC One será em Gdansk, na Polônia, no dia 6 de novembro. O dançarino vê a oportunidade como uma segunda chance.

“Em 2012, ganhei a eliminatória no Brasil e fui para o México, mas eu perdi na semifinal. O campeonato deste ano está sendo muito importante pra mim porque é como se fosse uma segunda chance. Estou muito feliz”, conta.

O breakdance estreou em grandes eventos esportivos em 2018, ao ser incluído no programa dos Jogos Olímpicos da Juventude, realizada em Buenos Aires. A modalidade foi confirmada para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024, o que deu mais visibilidade para o estilo.

“Agora é treinar mais porque não será fácil. Na Polônia, estarão só os melhores e eu vou representar cada um de Anápolis, do Brasil. Dançar break é o que sei fazer de melhor. Então, vou na positividade”, diz.