Desvalorizado, Neymar tem o menor valor de mercado em 12 anos
Atacante do Al Hilal vale o mesmo que Samuel Lino e Pepê
Desvalorizado, faz 12 anos que Neymar não vale tão pouco. Segundo o site alemão Transfermarkt, que faz a aferição do valor de mercado de jogadores de futebol, o atacante do Al Hilal (Arábia Saudita) está avaliado em “apenas” 30 milhões de euros (R$ 185 milhões). No ranking dos 30 brasileiros mais valiosos, o ex de Bruna Marquezine ocupa a 25ª posição, junto com outros quatro jogadores: o ala Samuel Lino (Atlético de Madri), 24, o zagueiro Beraldo (Paris Saint-Germain), 20, e os atacantes Vitor Roque (Betis), 19, e Pepê (Porto), 27.
Em maio de 2012, quando jogava pelo Santos, Neymar era avaliado em 30 milhões de euros.
Depois disso, o atacante viu seu valor de mercado chegar a 180 milhões de euros (em 2018 e 2019). A transferência de Neymar da Espanha para a França, em 2017, continua sendo a mais cara da história do futebol, somando 222 milhões de euros.
A avaliação do Transfermarkt considera o desempenho dos jogadores e a idade de cada um.
Após um longo período afastado – voltou a jogar recentemente, após mais de um ano se recuperando de uma lesão no joelho – e aos 32 anos, o camisa 10 provavelmente já passou pelo auge de sua carreira, e a tendência agora é que Neymar fique cada vez mais desvalorizado.
A idade tem grande peso nas avaliações do site; tanto que o argentino Messi, 37, e o português Cristiano Ronaldo, 39, que seguem atuando em alto nível por suas seleções e clubes (Inter Miami e Al Nassr, respectivamente), atualmente têm valores de mercado de 25 milhões e 15 milhões de euros.
Entre os brasileiros, o mais valioso é o atacante Vinícius Júnior, 24, do Real Madrid, com uma avaliação de 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,23 bilhão). O camisa 7 foi negociado pelo Flamengo com o clube espanhol há seis anos por 45 milhões de euros.
No top 5, estão também o atacante Rodrygo, 23, colega de Vinícius no Real (110 milhões de euros); Bruno Guimarães, 26, meio-campista do Newcastle (85 milhões de euros); Gabriel Magalhães, 26, zagueiro do Arsenal (75 milhões de euros); e Douglas Luiz, 26, volante da Juventus (70 milhões de euros).
No cenário mundial, Vini Jr. divide o posto de jogador mais valioso com o atacante norueguês Erling Haaland, 24, do Manchester City.
• Estêvão se diz surpreso com Neymar após recorde e projeta parceria
*Com informações da Folha de São Paulo