Dia do pombo! Richarlison faz hat-trick e Brasil vence a Alemanha
Atacante marca três gols no primeiro tempo e seleção inicia campanha nas Olimpíadas com triunfo por 4 a 2
Após um primeiro tempo com uma atuação espetacular, o Brasil tomou um susto na etapa final na estreia do futebol masculino nas Olimpíadas. No fim, a seleção brasileira comemorou uma vitória sobre a Alemanha, na reedição da última final olímpica, por 4 a 2. O atacante Richarlison, com três gols, foi o grande destaque.
Os brasileiros dominaram completamente o primeiro tempo. A primeira chance foi de Matheus Cunha, aos 4 minutos, defendida pelo goleiro adversário. Dois minutos depois, Richarlison recebeu no lado direito da área, finalizou e viu Mueller espalmar. No rebote, o próprio camisa 10 completou para as redes.
Aos 21, Claudinho lançou Guilherme Arana, que levou até a linha de fundo pela esquerda e cruzou para Richarlison, de cabeça, ampliar. Bastante inspirado, o atacante anotou seu hat-trick, o terceiro brasileiro, aos 29, quando recebeu de Matheus Cunha no lado esquerdo e bateu colocado da entrada da área: 3 a 0. Aos 45, Matheus Cunha teve cabeçada bloqueada pelo braço de Henrichs. O pênalti foi marcado e, na cobrança, o atacante chutou forte no canto direito do goleiro Mueller, que espalmou, evitando o quarto gol.
Etapa final
Os alemães até voltaram tentando ser mais ofensivos e arriscando mais no segundo tempo. Chegou a diminuir aos 10 minutos, quando Amiri emendou um belo chute de primeira da entrada da área e descontou, contando com a colaboração do goleiro Santos, que não defendeu após quique da bola no gramado.
A seleção brasileira voltou a ter tranquilidade no confronto, em especial após a expulsão do volante Arnold, capitão da Alemanha. Com um jogador a mais, a equipe canarinho diminuiu o ritmo, mas ainda assim teve boas chances, com arremates de Bruno Guimarães, defendidos por Mueller. Ainda houve tempo para os europeus marcarem mais um, aos 37, quando Ache foi preciso no cabeceio, mandando no contrapé de Santos, ao concluir cruzamento da esquerda.
Os minutos finais foram de tentativas germânicas, mas sem sucesso para conseguir o empate. No último lance, aos 49, Paulinho fechou o placar, em contra-ataque, finalizando no ângulo, após assistência de Bruno Guimarães.
O Brasil volta a campo no domingo (25), às 5h30, contra a Costa do Marfim. Na estreia, os africanos ganharam da Arábia Saudita por 2 a 1.
Ficha técnica:
Brasil 4 x 2 Alemanha
1ª rodada do grupo D das Olimpíadas
Data: 22/07/2021
Horário: 8h (de Brasília)
Gols: Richarlison aos 6′, 21′ e 29′ do primeiro tempo, Amiri (ALE) aos 10′ 2T, Ache (ALE) aos 37′ 2T e Paulinho (BRA) aos 49′ 2T
Brasil: Santos; Dani Alves, Diego Carlos, Nino e Guilherme Arana; Douglas Luiz, Bruno Guimarães, Antony (Paulinho) e Claudinho (Malcom); Matheus Cunha e Richarlison (Reinier).
Técnico: André Jardine
Alemanha: Mueller; Henrichs, Pieper (Torunarigha), Uduokhai e Raum; Maier, Arnold, Amiri e Stach (Schlotterbeck); Richter (Ache) e Kruse (Loewen).
Técnico: Stefan Kuntz