Em Goiânia, Orige e Carlesso cravam duas poles e recorde para carros nacionais
No sábado (10), acontece a quinta etapa do campeonato, com bandeira verde confirmada para o meio-dia
Vicente Orige e Sarin Carlesso tiveram um dia impecável nesta quinta-feira (8) no Autódromo Ayrton Senna, em Goiânia (GO), palco de rodada dupla válida pela quarta e quinta etapas, respectivamente, da temporada 2024 do Império Endurance Brasil. A dupla do protótipo AJR preparado pela equipe JLM Racing conquistou a pole position para as duas provas e, de quebra, estabeleceu novo recorde na pista para carros fabricados no Brasil: em sua melhor volta, Orige desbravou o 3.835m do traçado goiano em 1 minuto, 14 segundos e 412 milésimos, com média horária de 185,53 km/h.
Para efeitos de comparação, a segunda pole position mais rápida de uma categoria brasileira em Goiânia, em 2024, foi estabelecida na casa de 1 minuto e 23 segundos. “Foi um trabalho intenso que fizemos no carro desde a última etapa e a equipe está de parabéns”, destacou Carlesso. “O carro vinha muito bem desde o começo do ano, fizemos treinos em que fomos muito bem. O recorde foi meu em 2019. Perdi para meu então companheiro de carro Vitor Genz, de Sigma, no ano passado. Agora, retomamos. É muito legal colocar o AJR, um carro nacional, como recordista aqui em Goiânia”, completou Orige.
Nas categorias de grã turismo, também houve repetição dos donos das pole positions para as duas provas do fim de semana – e dentro da mesma equipe, a Stuttgart. Pela GT3, Marcel Visconde, Marçal Müller e Ricardo Maurício repetiram o feito da prova disputada em Goiânia no mês de março, que abriu o campeonato, colocando pela primeira vez seu novo Porsche 911 GT3 R, geração 992, na posição de honra do grid. Já na GT4, os líderes Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, única dupla com 100% de aproveitamento na competição, vão comandar o pelotão nos dois dias com seu Porsche 718 Cayman GT4. Pelo sistema desta etapa, o ranking com o melhor tempo médio de volta de cada carro, na tomada de tempos, foi usado para formar o grid da prova inicial, enquanto a prova derradeira do fim de semana terá seu grid formado pela segunda melhor média de cada carro inscrito.
A quarta etapa do Endurance em 2024 acontece nesta sexta-feira (9), com novo horário: a largada será dada às 15h, não mais às 11h, como previsto inicialmente. Já no sábado (10), acontece a quinta etapa do campeonato, com bandeira verde confirmada para o meio-dia.