COPA DO MUNDO

Em jogo movimentado, Suíça derrota Sérvia e carimba classificação para oitavas de final

Nas oitavas de final, a Suíça irá duelar contra Portugal, que terminou na liderança do Grupo H

Embolo comemora gol da Suíça contra a Sérvia. Foto: Divulgação - Fifa

O duelo entre Sérvia e Suíça foi marcado por muitos gols, tensão e provocações, porém no final, os suíços levaram a melhor. Com uma vitória de virada por 3 a 2, a equipe carimbou a vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Shaqiri, Embolo e Freuler marcaram para a Suíça, já Mitrovic e Vlahovic descontaram para os sérvios.

Com o triunfo, a Suíça fecho a primeira fase da Copa do Mundo na segunda colocação do Grupo B, com 6 pontos, mesma pontuação do Brasil, mas perdeu no saldo de gols. Já a Sérvia foi eliminada e terminou na lanterna, com apenas um ponto. Nas oitavas de final, os suíços terão um duelo europeu, diante de Portugal, na terça-feira (6), no Lusail, às 16 horas.

Dentro de campo, o jogo começou quente, além de valer vaga nas oitavas de final, a partida ainda tinha um cunho político, principalmente para Shaqiri e Xhaka, que no último mundial provocaram os sérvios em relação a disputa territorial com a Albânia. No jogo, a Suíça saiu na frente, justamente com Shaqiri, aos 19 minutos, que fez o gol e fez o gesto de silêncio direcionado para a torcida rival.

Pelo lado da Sérvia, o time não sentiu o gol e logo empatou aos 25 minutos, com Mitrovic, que aproveitou cruzamento de Tadic e empatou o duelo. Ainda na primeira etapa, aos 34 minutos, os sérvios viraram a partida. Novamente Tadic acionou agora Vlahovic, que bateu entre a marcação e na comemoração repetiu o gesto de Shaqiri. Porém aos 43, o jogo voltou a ter igualdade no placar. Em jogada coletiva, Embolo aproveitou cruzamento para deixar o duelo igual.

Na segunda etapa, as emoções começaram cedo. Aos 2 minutos, Freuler virou o confronto em um golaço de primeira. Com o empate e os nervos à flor da pele, houve confusão, principalmente com Xhaka, que provocou os sérvios, porém no final, a Suíça garantiu a vitória e a classificação para as oitavas de final.