Em Morrinhos, Bernardo Tibúrcio e Caio Grosbelli vencem etapa do Brasileiro de Motocross
Neste domingo (14), Gabriel Cirino (TC85) conquistou seu primeiro pódio para a equipe Husqvarna Power Husky/Goldentyre
A penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross aconteceu neste fim de semana na cidade de Morrinhos, localizada a cerca de 133km de Goiânia. Neste domingo (14), Gabriel Cirino (TC85) conquistou seu primeiro pódio para a equipe Husqvarna Power Husky/Goldentyre. Em sua primeira temporada na equipe e, em nova categoria, o paulista fechou a corrida na 4ª posição na MXJR.
Foi uma prova intensa desde a largada. Na primeira volta Cirino estava em 6º e com 5 minutos de corrida chegou a 3ª posição. Depois travou uma boa disputa com Hyan Santos, foi ultrapassado mas manteve uma pilotagem segura até o final e terminou na 4ª posição até o final.
“Não conhecia a pista de Morrinhos que tem chão duro, formando muitas canaletas e cavas, o que exigiu muito do físico também. Esse primeiro pódio foi muito importante, para dar o gás que eu precisava nessa nova categoria. Que venha a próxima etapa”, afirma o piloto que comemorou seu aniversário de 13 anos durante a competição. “O desempenho da moto foi decisivo para o resultado. Agradeço a Power Husky, principalmente ao Alemão, que não mede esforços para deixar a moto perfeita para a minha pilotagem”, completa Cirino que fez 32 pontos na competição de rodada dupla e, agora, está em 6º na classificação do Campeonato Brasileiro, na MXJR, com 84 pontos.
Quem também encarou a pista técnica de 1.380 metros do Motódromo Municipal com muita garra foi Heitor Matos #300 (TC 65), que nesta temporada compete pela 65cc, depois de conquistar os principais títulos em 2021 na 50cc – foi Campeão Brasileiro e Paulista de Motocross e também do Arena Cross. O piloto passou por cirurgia, após quebrar o pé, em maio, ficou fora de duas etapas do campeonato e retornou neste fim de semana. Da 16ª posição na primeira volta, o paulista fez boas ultrapassagens e chegou a 6ª posição, mas terminou a corrida em 7º, no sábado.
Com sete pontos a mais, o paulista está em 9º na classificação do ranking na categoria. “Ainda não foi o meu melhor porque não estou treinando como antes. Fiz uma corrida de recuperação e cheguei até a 6ª posição. Agora vamos para a etapa final em setembro, mas antes tem o Arena Cross no próximo fim de semana”, diz Heitor animado.
Desta vez, a equipe foi representada apenas por dois pilotos em Morrinhos (GO), pois Humberto Martin Machito (MX1), Franco Iavecchia (MX2JR e MX2) e Maurício Fernandes (MX5) estão se recuperando de lesões.
“Gabriel está de parabéns pela conquista do pódio. Se mostrou mais confiante para acelerar e teve um desempenho muito positivo e a sua evolução foi notória. Já Heitor voltou agora ao Brasileiro, está na primeira temporada na categoria (65cc) e fez uma boa corrida e, certamente, para a etapa final vai estar 100%”, destaca Maurício Fernandes, que além de piloto é sócio-diretor da Husqvarna Brasil.
Resultado Domingo (14/8)
Categoria MXJR
1º Bernardo Tibúrcio (KTM)
2º Pietro Piroli (Gas Gas)
3º Hian Costa Santos (Gas Gas)
4º Gabriel Cirino (Husqvarna)
5º Kevyn de Pinho (KTM)
Resultado Sábado (13/8)
Categoria 65cc (sete primeiros)
1º Caio Grosbelli (Gas Gas)
2º Kayky de Pinho (KTM)
3º Lucas Matos (KTM)
4º Pedro Soares (Yamaha)
5ª João Barbosa (KTM)
6ª Victor Rocha (KTM)
7ª Heitor Matos (Husqvarna)
– Classificação do Campeonato (após seis etapas)
Categoria MXJR (Top10)
1º Bernardo Tibúrcio (KTM) – 150 pontos
2º Pietro Piroli (Gas Gas) – 132
3º Kevyn de Pinho (KTM) – 106
4º Hian Costa Santos (Gas Gas) – 105
5º Diego Beek Coria (Yamaha) – 92
6º Gabriel Cirino (Husqvarna) – 84
7º Zion Berchtold (Yamaha) – 70
8º Pablo Alves (Kawasaki) – 60
9º Matheus Oliveira (KTM) – 55
10º Lucas Matos (KTM) – 49
Categoria 65cc (Top 10)
1º Lucas Matos (KTM) – 60 pontos
2º Caio Grosbelli (Gas Gas) – 59
3º Pedro Soares (Yamaha) – 56
4º Zion Berchtold (Yamaha) – 51
5ª Kayky de Pinho (KTM) – 42
6ª Victor Rocha (KTM) – 40
7º João Barbosa (KTM) – 30
8º Vicente Nunes (Husqvarna) – 30
9º Heitor Matos (Husqvarna) – 28
10º Miguel Kurtzboer (Yamaha) – 27