A judoca Érika Miranda perdeu na tarde deste domingo (7) a medalha de bronze na categoria meio-leve (até 52 kg) do judô. Ela perdeu a luta contra a ajaponesa Misato Nakamura na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra. Com a derrota, o judô segue sem medalha na Rio-2016. O esporte foi o que mais chegou ao pódio pelo Brasil em Jogos.
A disputa pelo 3º lugar foi definida depois de 2min40 de golden score, após empate nos 4min regulamentares de luta. Ela sofreu um yuko da japonesa, para quem havia perdido todas as sete lutas que fizeram até então.
Antes, na repescagem, a brasileira venceu a romena Andreea Chitu numa luta emocionante. Ela perdia o confronto até 28 segundos do fim, quando aplicou um ippon na adversária. O golpe final veio quando a torcida na Arena Carioca começava a gritar “Eu acredito”.
Érika saiu do caminho do ouro ao perder para a chinesa Yingnan Ma. A brasileira sofreu um waza-ari no último minuto da luta, o que selou sua derrota.
Neste domingo, Miranda deu adeus a chance do ouro após ser derrotada pela chinesa Yingnan Ma nas quartas de final. Na repescagem, a brasileira esteve a segundos de deixar os Jogos Olímpicos, mas conseguiu um ippon no final do confronto e garantiu vaga a disputa do bronze.
Nos últimos três anos, a judoca conquistou medalhas em todos os campeonatos mundiais, somando uma prata e dois bronzes. A judoca também subiu ao pódio nos últimos Pan-Americanos, levando a prata no Rio 2007 e em Guadalajara 2011, e o ouro em Toronto 2015.