Ex-Nike, Neymar vira novo garoto-propaganda da Puma
Anúncio feito neste sábado pela marca e pelo jogador brasileiro é um dos maiores negócios do marketing esportivo
A marca de artigos esportivos Puma assinou contrato de longo prazo com Neymar Jr neste sábado. O jogador brasileiro, que veste a camisa do Paris St Germain e da seleção brasileira, passará a usar chuteiras da marca após ele encerrar o contrato que tinha com a Nike.
No comunicado, a companhia afirma que Neymar é um dos atletas de maior sucesso da sua geração e que também será um embaixador da marca fora de campo.
“Neymar Jr. ingressar em nossa família Puma é fantástico”, disse Bjørn Gulden, presidente executivo da Puma. “Ele é um dos melhores jogadores do mundo e extremamente influente para o futebol global e a cultura jovem. Estamos muito animados e ansiosos para trabalhar com ele dentro e fora do campo.”
Nas redes sociais, o jogador afirmou “The KING is Back” (O rei está de volta) e falou sobre o impacto que grandes nomes do futebol como o brasileiro Pelé e argentino Maradona tiveram em sua vida e sua decisão de seguir seus passos por meio de parcerias com a Puma.
“Cresci assistindo a vídeos de grandes lendas do futebol”, afirmou em vídeo referindo-se a Pelé, Cruyff, Matthäus, Eusébio e Maradona. “Estes foram os REIS do campo, os REIS do meu esporte. É exatamente isso que tenho sonhado para mim. Eu quero fazer do meio jeito. Desejo trazer de volta o legado que aqueles atletas criaram em campo.”
As especulações sobre Neymar assinar contrato com a Puma eram intensas desde que o atacante encerrou, no fim de agosto, sua relação com a Nike. A marca americana de artigos esportivos tinha contrato com o brasileiro desde que ele tinha 13 anos. A Nike também patrocinador o PSG.
Desde a aposentadoria do velocista jamaicano Usain Bolt, a Puma não tinha em sua lista de embaixadores um atleta de fama planetária como Neymar. Com faturamento anual de 6,5 bilhões de dólares, a Puma passa a ter um nome de maior destaque internacional.
A revista Forbes, que coloca o atacante do PSG em 7º lugar entre as celebridades mais bem pagas do mundo, estima sua receita para este ano em 95,5 milhões de dólares, incluindo acordos de patrocínio.
Na Nike, líder mundial em roupas esportivas (46,3 bilhões de dólares em faturamento em 2019), Neymar dividia os holofotes com outros atletas como LeBron James (basquete), Rafael Nadal (tênis), Serena Williams (tênis), Cristiano Ronaldo, Kylian Mbappé, Luka Modric, Sergio Ramos (todos do futebol).
Aposta da Puma
Para a Puma, que viu suas vendas caírem em 2020 devido à pandemia (-16,3% no primeiro semestre), esse contrato pode ser bem sucedido no médio prazo.
“As pessoas já começaram a praticar mais esporte, mesmo em circunstâncias difíceis. Muitos elementos indicam que saúde e esporte serão ainda mais importantes do que antes”, informou a empresa ao apresentar seus últimos resultados trimestrais.
E acaba de ser feito com um atleta de nível mundial, objeto da transferência mais cara do mundo (222 milhões de euros, 262,8 milhões de dólares) do FC Barcelona para o PSG em 2017), que calçará as suas chuteiras “King”.
O brasileiro de 28 anos tem 142 milhões de seguidores no Instagram e 63 milhões no Facebook, uma exposição preciosa para seus patrocinadores, como Red Bull, DAZN, Diesel ou Qatar Airways.
Sua aventura pela Nike, cujo vínculo acabou em agosto, não termina totalmente, pois ele continuará usando a marca americana em campo, tanto pela Seleção Brasileira quanto pelo PSG.