Federação Goiana de Futebol paralisa Goianão após reunião com clubes
Competição irá retornar as partidas no dia 31 de março
O presidente da Federação Goiana de Futebol, André Pitta, se reuniu na manhã desta quarta-feira (17) para definir os próximos passos para o Goianão 2021, após o decreto do governo do estado. Junto com as 12 equipes que disputam a competição, o dirigente definiu que irão acatar a medida e a competição irá ser paralisada e só retorna no dia 31 de março.
“Vamos cumprir com o decreto, apesar da discordância unânime das equipes, que queriam permanecer suas atividades, tento em vista que o futebol está cumprindo protocolos rigorosos. A decisão será cumprida e esperamos que possa ser reavaliada futuramente levando em consideração todos os protocolos executados”, disse André Pitta em um pronunciamento.
De acordo com o presidente e uma nota da Federação, o governo tomou as medidas sem mesmo ouvirem os clubes e a entidade, que de acordo com o dirigente acredita que o futebol poderia se manter em funcionamento. Para isso, André Pitta usou números para exemplificar, segundo ele, cerca de 2 mil testes já foram realizados no estadual desde janeiro até março.
Com a paralisação por 14 dias o estadual irá retornar no dia 31 de março, com os jogos da 5ª rodada, que estavam marcados para o próximo final de semana 20 e 21. Inicialmente, a competição seguirá o modelo previsto no regulamento, porém, em caso de nova paralisação, o Goianão pode mudar, assim como foi na competição de 2020, que as fases finais foram definidas em apenas um jogo.
Confira a nota completa:
A reunião do Presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF) com os representantes dos clubes participantes do Campeonato Goiano 2021 oficializou a paralisação da competição pelos 14 dias previstos pelo decreto estadual.
Por unanimidade os clubes respeitam a decisão do Governo de Goiás, mas expressam contrariedade à medida. O segmento não foi ouvido e não teve oportunidade de apresentar as providências que já vem sendo adotadas.
O futebol tem seguido rigoroso protocolo de controle, testagem e sanitização dentro dos clubes, com os profissionais envolvidos. Os procedimentos estão sendo realizados semanalmente, com acompanhamento dos respectivos departamentos médicos.
Apesar de todas as medidas que vêm sendo adotadas e do entendimento de que o futebol se apresenta como um ambiente seguro, a FGF e os clubes acatam a decisão de paralisação do campeonato estadual.
Em respeito ao prazo do decreto, o Campeonato Goiano 2021 será retomado com os jogos da 5ª Rodada do 1° Turno, no dia 31 de março.