FGF oficializa calendário para 2022 e prevê segunda edição da Copa Master
Campeonato Goiano abre o calendário de competições da FGF, que será encerrado com a Taça Mané Garrincha
A Federação Goiana de Futebol (FGF) divulgou o calendário de competições para o ano de 2022. Após encerrar a atual temporada com a final da Terceira Divisão do Campeonato Goiano, quando o Cerrado bateu a Aseev, nos pênaltis, para ficar com a taça, as atenções agora se voltam para o próximo mês, quando os torneios serão retomados. No total serão 21 torneios divididos entre 10 meses.
O Campeonato Goiano vai abrir o calendário de competições ainda no mês de janeiro. Por conta da Copa do Mundo no Catar no fim do ano, todos os torneios vão começar antes do que seria normalmente e com os estaduais não será diferente. O pontapé inicial será no dia 26 de janeiro e a grande decisão está prevista para o dia 3 de abril. O último a ser encerrado será a Taça Mané Garrincha Sub-17 da segunda divisão, no dia 18 de novembro, começando no dia 17 de agosto.
Diferentemente do que aconteceu em 2020 e 2021, é esperado que mais torneios nas categorias de base aconteçam. Apenas o Campeonato Goiano da primeira e segunda divisão foi realizado, mas tradicionalmente ele acontece no primeiro semestre com uma segunda competição sendo disputada no segundo. Em 2022 está previsto o retorno da Copa Goiás Sub-20 e da Taça Mané Garrincha Sub-17 com duas divisões cada.
Outra novidade é a presença da Copa Master. O Torneio que foi realizado pela primeira vez em 2021, que terminou com o título do Goiás sobre o Vila Nova, agora consta como uma competição no calendário da FGF. Com apenas ex-jogadores que marcaram os nomes nas equipes da capital, está previsto para iniciar no dia 20 de agosto e ser encerrado no dia 31 do mesmo mês. As equipes ainda não foram definidas e existe o interesse de times do interior de também participar.
Serão disputadas três competições femininas do Campeonato Goiano. Uma categoria sub-17, outra sub-20/adulto no primeiro semestre e o adulto no segundo semestre. Ainda sem os participantes revelados, uma vaga é destinada para o Campeonato Brasileiro Feminino A3, que nesta temporada vai contar com o Atlético Goianiense e o Vila Nova como representantes do estado, além do Aliança que está na Série A2.