O Campeonato Goiano está suspenso por tempo indeterminado. A decisão veio via portaria nº010 da Federação Goiana de Futebol (FGF) assinada pelo presidente da entidade, André Pitta. A medida já começa a vigorar nesta quinta-feira (17).
André acatou a recomendação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) de evitar aglomerações em função do coronavírus. A decisão veio após reunião com todas as federações de todo o país juntamente com a diretoria da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que sugeriu a suspensão dos jogos.
Na última rodada do Goianão, as seis partidas disputadas aconteceram com portões fechados. Na última segunda-feira (16), a FGF tinha decidido que as duas partidas finais, que definirão os rebaixados à Divisão de Acesso e e os classificados à fase eliminatória, seriam antecipadas.
Em rede social, o Vila Nova se mostrou favorável a antecipação dos jogos horas antes da divulgação que o campeonato estaria suspenso. No comunicado, o clube colorado alegou que, por 15 dias, suspendeu as atividades dos jogadores e comissões técnicas das categorias de base. (Veja a nota completa abaixo)
Em um vídeo publicado nas redes sociais, todos os jogadores do Goiás alegaram que acatariam às recomendações da SES e do Ministério da Saúde e ficaram em quarentena. Ou seja, não entrariam em campo nas próximas rodadas. “Nesta tarde [de terça-feira *(17)], recebemos a comunicação de nossos atletas que não desejam dar continuidade às partidas do Campeonato Goiano. Entendemos que tal pleito é justo e corroboramos esse entendimento. Todas as autoridades tem recomendado evitar aglomerações, contatos pessoais e eventos públicos. Futebol não pode ser uma exceção e sim deve dar exemplo a toda sociedade. (Veja a publicação abaixo)
Até o final da reportagem, o Atlético não se havia se posicionado sobre a decisão da FGF. Na última segunda-feira (16), em nota publicada nas redes sociais, o clube apoiou a antecipação das rodadas do Campeonato Goiano. “O momento é de ter calma e seguir as recomendações do Ministério da Saúde. O Atlético vem seguindo todos os protocolos de segurança de seus atletas e funcionários e assim faremos até o final. Entendemos que a paralisação não seria benéfica para o campeonato, por isso a necessidade de finalizar a primeira fase do Campeonato Goiano, para que assim possamos repensar alternativas para o restante da temporada”, alegou o presidente do clube, Adson Batista (Veja a nota completa abaixo)
Publicação do Vila Nova publicada horas antes da decisão do FGF e apoiando a antecipação das rodadas