Fim de uma era?

“Fim de dinastia”: Guardiola completa sete jogos sem vencer com City e é criticado por jornal

Time enfrenta maior período sem vencer desde a chegada do técnico espanhol, e ocupa a quinta posição na Premier League

O Manchester City perdeu o clássico contra o Liverpool por 2 a 0 pela Premiere League neste domingo (1°/12) e completou sete jogos sem vencer. É a pior sequência de Guardiola à frente da equipe e jornais ingleses começam a especular sobre uma crise. O técnico reagiu e fez sinal para torcida depois do jogo em Anfield.

A seca de vitórias coloca o City em alerta na disputa do Campeonato Inglês, já são quatro derrotas nos últimos cinco jogos pela Premier League, incluindo uma goleada em casa por 4 a 0 para o Tottenham. A última vez que o Citu venceu foi no dia 26 de outubro, pela 9° rodada da Premier League em jogo contra o Sauthampton que terminou 1 a 0 para o time de Guardiola.

De lá para cá, o City ainda entrou em campo pela Copa da Liga Inglesa, duas vezes pela Champions League e outras quatro pela Premier League. Nos sete jogos perdeu seis e empatou um. O próximo jogo do Manchester City é em casa contra o Nottingham Forest, e é um confronto direto que vale a 5° colocação na tabela do inglês. O City está com 23 pontos e o Forest vem logo atrás com 22.

Críticas e provocação

Depois dos resultados ruins, o jornal inglês “The Guardian”, publicou uma análise em que faz duras críticas a Guardiola.

“Deveríamos insistir um pouco na velocidade do colapso, que há apenas duas semanas era considerado não apenas improvável, mas inconcebível. Deveríamos ficar mais chocados com o fato de uma dinastia poder implodir em três semanas? Ou ficar mais chocados com a façanha de sustentar uma dinastia em um mundo onde ela pode implodir em três semanas?”, escreveu o jornal.

Após o jogo em Anfield contra o Liverpool, Guardiola fez o número seis com as mãos, em referência aos troféus do Campeonato Inglês conquistados no City, desde que chegou, em 2016, sendo os últimos quatro de forma consecutiva. 

O gesto também foi criticado pelo “The Guardian”, que escreveu: “O que tudo isso significa? O número de derrotas desde a última vitória?”.

Veja os jogos de Guardiola pelo City desde a última vitória:

26/10 – 9° rodada (última vitória)

Manchester City 1×0 Southampton

30/10 – Copa da Liga Inglesa – Oitavas de final

Tottenham 2×1 Manchester City

02/11 – 10° rodada

Bournemounth 2×1 Manchester City

05/11 – Liga dos Campeões

Sporting 4×1 Manchester City

09/11 – 11° rodada

Brighton 2×1 Manchester City

23/11 – 12° rodada

Manchester City 0x4 Tottenham

26/11 – Liga dos Campeões

Manchester City 3×3 Feyenoord

01/12 – 13° rodada

Liverpool 2×0 Manchester City

04/12 – 14° rodada (próximo jogo)

Manchester City x Nottingham Forest