Libertadores

Flamengo desmorona sem Pedro e eliminação expõe ‘estrutura abalada’ a Tite

Foram 35 finalizações no somatório dos dois jogos contra os uruguaios. O resultado: nenhum gol e adeus nas quartas de final

Tite ao lado do filho Matheus na beira do gramado no Engenhão
Tite ao lado do filho, auxiliar do clube, durante uma partida do Flamengo. Foto: Paula Reis - Flamengo

RENAN LISKAI
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Flamengo sente falta de Pedro. A perda do centroavante por lesão sofrida na seleção brasileira fez o desempenho da equipe desmoronar, e Tite agora vê a moldagem do setor ofensivo comprometida pela ausência do camisa 9.

PEDRODEPENDÊNCIA?

A eliminação para o Peñarol ressaltou ainda mais a falta de Pedro no Flamengo. Foram 35 finalizações no somatório dos dois jogos contra os uruguaios. O resultado: nenhum gol e adeus nas quartas de final.

Tite não escondeu a ‘estrutura abalada’ sem o camisa 9. Em entrevista após a eliminação, o treinador admitiu que o ‘molde’ da equipe para a temporada foi feito ao redor do centroavante.

“Tivemos um calendário com uma série de dificuldades. A maior delas, pela moldagem da equipe, foi o Pedro: o jogador de área, da infiltração, com as características dele, não estou falando em demérito aos demais. A estrutura ofensiva se perdeu um pouco”, disse Tite.

Sem Pedro, nem os outros centroavantes do elenco resolvem. Gabigol permanece no banco de reservas, e Carlinhos vive momento ruim e não tem conseguido performar. A solução de Tite tem sido colocar Bruno Henrique mais à frente, mas nada que mude muito o cenário. “A gente tentou com o BH, o retorno do Gabi, Carlinhos… No produto final, o time não fez o que deveria ter feito”, disse Tite.

Pedro é o artilheiro disparado do time na temporada. O atacante marcou 30 gols em 43 jogos disputados antes de se lesionar. Bruno Henrique e Arrascaeta têm oito cada e aparecem em seguida.

FLAMENGO VIVE PIOR FASE COM TITE E TEM MAIS DECISÃO

A eliminação na Libertadores confirmou o pior momento do Flamengo com Tite no desempenho e nos números. Com desempenho abaixo, o time carioca chegou a quatro jogos consecutivos sem vencer -todos eles, também, sem Pedro.

A sequência tem dois empates [Vasco e Peñarol] e duas derrotas [Grêmio e Peñarol]. A eliminação veio na Libertadores e a briga pelo título no Brasileirão ficou mais difícil -o Flamengo é o quarto colocado, 11 pontos atrás do Botafogo, líder da competição.

Os quatro jogos foram a maior sequência sem vencer do Flamengo desde a chegada de Tite. Desde que assumiu, em outubro de 2023, o pior jejum foi de três jogos. Em abril de 2024, o Flamengo empatou com o Palmeiras e foi derrotado por Bolívar e Botafogo.

O Flamengo, no entanto, ainda pode conquistar dois títulos na reta final da temporada. Além do Brasileiro, o clube está na semifinal da Copa do Brasil e vai precisar se recuperar rapidamente. O jogo de ida ocorre já na próxima quarta-feira (2).