Cenário incerto

Flamengo tem cinco atletas em último ano de vínculo

O ano de 2025 começa com incertezas para cinco atletas do Rubro-negro, veja a lista e a situação de cada um

Rubro-negro começa o ano com cinco jogadores com contrato próximo ao vencimento
Foto: Victor Baetas/ CRF

O Flamengo começará 2025 com cinco jogadores em reta final de contrato, o que exigirá decisões importantes da diretoria comandada por Luiz Eduardo Baptista, o Bap. Estão nessa situação o goleiro Matheus Cunha, o zagueiro Cleiton, o lateral-direito Guillermo Varela, o volante Erick Pulgar e o zagueiro Pablo, que retorna de empréstimo ao Botafogo. Todos têm vínculo até dezembro e, a partir de julho, poderão assinar pré-contratos com outros clubes sem custos para as equipes interessadas.

A diretoria rubro-negra precisará definir se renovará os contratos ou permitirá as saídas dos atletas. Alguns, como Varela e Pulgar, tiveram papel importante nas últimas temporadas e podem ser peças estratégicas para o elenco. Já Pablo, que retorna de empréstimo, ainda precisa se provar para garantir sua permanência. Confira a situação de cada jogador:

Matheus Cunha

O goleiro de 23 anos chegou ao Flamengo em 2020 e se destacou em 2023 sob o comando de Jorge Sampaoli. Com 50 jogos disputados (30 vitórias, 11 empates e 9 derrotas), sofreu apenas 38 gols. Agora, entra em seu último ano de contrato.

Guillermo Varela

O lateral-direito teve momentos de altos e baixos, mas permaneceu como nome constante nas convocações da seleção uruguaia, inclusive na Copa do Mundo de 2022. Varela foi alvo de sondagens do River Plate e do Peñarol no último ano e segue com futuro indefinido.

Erick Pulgar

Peça-chave no meio-campo rubro-negro, o chileno entra em seu último ano de contrato sem acordo para renovação. Titular absoluto, Pulgar se sente desvalorizado por ter um dos menores salários do setor, o que gerou insatisfação com o clube.

Cleiton

Com apenas 21 anos, o zagueiro tem contrato até dezembro, mas sua permanência ganha força após a saída de David Luiz. Desde que foi promovido ao elenco profissional, Cleiton disputou 14 jogos (10 vitórias, 3 empates e 1 derrota).

Pablo

Após período emprestado ao Botafogo, que não exerceu a opção de compra, Pablo retornou ao Flamengo e já se reapresentou ao elenco que disputará o Campeonato Carioca. Porém, seu futuro no clube ainda está indefinido.