SELEÇÃO

Fora de treino, Alex Sandro é opção improvável para final da Copa América

Gabriel Jesus, suspenso, também não irá disputar a final

Alex Sandro durante treino na academia. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Com lesão na coxa esquerda, Alex Sandro perdeu mais um treino da seleção brasileira. Nesta quarta-feira (7), o lateral esquerdo fez trabalhos de fisioterapia em um campo separado e muito provavelmente não terá condições de iniciar a final da Copa América, no sábado (10), contra a Argentina, às 21h, no Maracanã.

Na dinâmica normal adotada por Tite e sua comissão técnica, os atletas dificilmente iniciam uma partida quando não participam de pelo menos dois treinos inteiros antes de a bola rolar. Sem tocar na bola até aqui, ele não deverá disputar o coletivo desta quinta (8) com 100% de suas condições físicas.

Na sexta (9), a tendência é o que o treino seja bem mais leve, já visando preservar os atletas para a decisão com os argentinos. Na véspera do jogo, o trabalho é predominantemente tático, com os atletas simulando movimentos sem adversário e sem contato físico. Por conta disso, a tendência é que Renan Lodi faça seu terceiro jogo consecutivo no mata-mata como dono da lateral esquerda.

Ele também já havia atuado na despedida de fase de grupos como titular diante do Equador, quando Tite preservou seus principais atletas. Naquela ocasião, ele deixou o gramado reclamando de uma pancada, mas teve condições de voltar a tempo para atuar. Caso não conseguisse, uma opção seria colocar Emerson na direita, e Danilo improvisado na esquerda.

Nesta quarta, além dos trabalhos à parte de Alex Sandro, a seleção teve um treino regenerativo para os que enfrentaram o Peru na semifinal, na última segunda (5). Os demais fizeram trabalhos físicos e técnicos. Em determinado momento da atividade, eles se dividiram em duas equipes: uma delas com Douglas Luiz, Everton Ribeiro, Roberto Firmino, Gabriel Jesus, Vinicius Júnior e Gabigol; e a outra com Alisson, Emerson, Éder Militão, Léo Ortiz, Lucas Esteves e Fabinho.

Gabriel Jesus, que pegou dois jogos de suspensão pelo seu cartão vermelho sofrido diante do Chile nas quartas de final, também não disputa a final. Ele já havia sido desfalque contra o Peru.

Se Tite mantiver a formação, o Brasil entrará em campo diante da Argentina com Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Neymar, Everton Cebolinha e Richarlison.