Atlético-GO e Vila Nova iniciam a caminhada na Série B; confira o retrospecto das equipes na competição
O Atlético Goianiense estreia na Série B diante do Sampaio Corrêa e o Vila Nova contra o Novorizontino
O Campeonato Brasileiro Série B para os goianos irá começar neste sábado (15). O Atlético Goianiense irá enfrentar o Sampaio Corrêa, no Maranhão, e o Vila Nova duela contra o Novorizontino, em Goiânia. Na segundona, os clubes iniciam com um objetivo em comum, conseguir o acesso para a elite do futebol nacional.
Após a conquista do Goianão, o Atlético Goianiense foca agora em sua 19ª participação na Série B. O time campineiro chega na segundona vindo de um rebaixamento da Série A, mas para a competição deste ano, o Dragão é um dos favoritos ao acesso. O time busca seu quarto acesso em sua história e quer repetir os feitos de 2013, 2016 e 2019, onde subiu para a elite do futebol brasileiro.
Na Série B, a participação do Dragão começou em 1971, no Torneio Integração Nacional, semelhante a segundona, onde o time foi campeão e contou com equipes de 5 estados do Brasil. Já no Brasileirão Série B, o primeiro jogo do Atlético Goianiense ocorreu em 1981, onde o time acabou caindo ainda na primeira fase.
Ao todo, o Atlético Goianiense soma 362 jogos na segundona, com 140 vitórias, 99 empates e 123 derrotas. O clube marcou 467 gols e sofreu 434. A melhor campanha foi em 2016, onde o time saiu campeão. Na última participação do Dragão, o clube finalizou a Série B em 4º lugar, na edição de 2019.
Pelo lado do Vila Nova, o time também tem o sonho do acesso nesta temporada, porém o clube não chega com todo o favoritismo do rival goiano. O Tigrão irá para sua 25ª participação no Brasileirão Série B e na competição nacional quer apagar o início ruim de temporada, onde foi eliminado do Goianão, Copa Verde e Copa do Brasil.
A primeira vez do Vila Nova na Série B ocorreu em 1982, onde o clube chegou até a segunda fase do torneio, mas acabou eliminado. Foram 7 jogos, 4 vitórias, dois empates e uma derrota. Ao todo, o colorado soma 688 partidas na competição, com 222 vitórias, 189 empates e 277 derrotas, foram 792 gols marcados e 921 sofridos.
Entre as melhores campanhas do clube na Série B estão as edições de 1997 e 1999, onde o clube terminou em 4º lugar, mas por conta da fórmula de disputa não conseguiu o acesso. No formato de pontos corridos, a melhor campanha do Vila Nova foi em 2008, onde terminou na 6ª colocação, com 58 pontos. Na última temporada, o colorado terminou em 13º a competição.