CBF altera sistema de classificação para Copa do Brasil e Goiás passará a ter apenas 3 vagas
Segundo a CBF, a mudança no critério é para valorizar a disputa dos campeonatos estaduais
A Confederação Brasileira de Futebol anunciou na noite desta segunda-feira (26) algumas mudanças no sistema de classificação para a disputa da Copa do Brasil a partir de 2024. Na nova fórmula, o ranking de clubes será excluído, e a maioria das vagas (80) serão advindas dos campeonatos estaduais. Com isso, o estado de Goiás ficará apenas com 3 vagas na competição.
Atualmente, o sistema de classificação da Copa do Brasil conta com 3 critérios. O primeiro são 12 vagas para clubes que disputam a Libertadores, além dos campeões da Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde. No segundo são mais 70 vagas distribuídos com base nos estaduais e o terceiro reserva 10 vagas para equipes segundo o ranking nacional de clubes.
Já para a temporada de 2024, terá apenas dois critérios, o primeiro para equipes da Libertadores e os campeões Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde, e o segundo será com base nos estaduais. Desta forma, São Paulo e Rio de Janeiro, que lideram a lista de federações, ficam com 6 vagas, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná com 5, Ceará, Goiás, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso, Pará e Maranhão vão contar com têm três vagas. Os demais estados terão apenas duas.
Vale destacar que para 2023, Goiás terá 3 representantes (Atlético Goianiense, Goiás e Vila Nova), porém em outras edições, o estado contou com até 4 representantes, como foi a temporada deste ano, que teve Atlético Goianiense, Goiás, Grêmio Anápolis e Vila Nova. Para 2024, o campeão e vice do Goianão seguem com as vagas garantidas e a terceira vaga do estado deverá ser dada ao terceiro colocado ou de outra forma que a Federação Goiana de Futebol definir.