CALCULADORA

Confira as chances matemáticas de Atlético Goianiense e Vila Nova de acesso na Série B

O Vila Nova ocupa a 6ª colocação da Série B, com 42 pontos e o Atlético é o 8º, com 38 pontos

Jogo entre Atlético Goianiense e Vila Nova. Foto: Ingryd Oliveira - ACG

Atlético Goianiense e Vila Nova estão de olho nos líderes do Campeonato Brasileiro Série B. Apesar de estarem fora do G4 da segundona, as equipes estão próximas dos primeiros colocados e alimentam a esperança de terminar a competição entre os 4 melhores. Atualmente, o Tigrão ocupa a 6ª colocação, com 42 pontos, um a menos que o 4º colocado, o Juventude. Já o Dragão é o 8º e está a 5 pontos do G4.

Com 13 rodadas pela frente, a Série B ainda está aberta e várias equipes brigam pelo G4. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Vila Nova é o goiano com maiores chances de acesso. O Tigrão possui 34,9% de probabilidade, já o Atlético Goianiense possui apenas 8,6%. Vale destacar que esses números sobem ou descem de acordo com cada rodada.

Para aumentar essa probabilidade, os goianos irão precisar remar bastante na Série B. Atualmente, o aproveitamento do 4º colocado é de 58%, e se manter isso até o final, a pontuação para o acesso será de 66 pontos. Porém pela média dos últimos anos, as equipes trabalham com os números de 63 ou 64 pontos.

Pelo lado do Vila Nova, a equipe possui 56% de aproveitamento em 25 jogos, se a equipe mantiver isso até o final poderá chegar a 38ª rodada da Série B na briga pelo acesso e pelos 63 pontos. Para atingir a pontuação, o colorado precisa somar mais 21 pontos, ou seja 7 vitórias. Para isso, o clube aposta nos jogos como mandante, são 7 partidas em Goiânia, contra 6 fora.

Já o Atlético Goianiense irá precisar melhorar sua campanha, atualmente, a equipe tem 50% de aproveitamento. Para chegar aos 63 pontos, o Dragão precisa de mais 25 pontos, ou seja, nos próximos 13 jogos, a equipe precisa ter um aproveitamento de 64,1%, que seria a mesma campanha do atual líder Vitória.