Confira um pouco do retrospecto do Rei Pelé pela Seleção Brasileira
Pelé somou 14 anos na seleção brasileira e três títulos de Copa do Mundo
A perda de Pelé deixa um buraco no peito de todos os amantes do futebol e principalmente o brasileiro. Com a camisa da seleção, o Rei do Futebol possui um longo e vitórioso histórico. Em 14 anos com a camisa da amarelinha, o ex-atacante faturou inúmeros títulos em torneios comemorativos, mas os principais e de maior destaque foram as 3 Copas do Mundo de 1958, 1962 e 1970.
Além dos títulos mundiais, que coloca Pelé como um dos maiores vencedores na seleção brasileira, o craque também é até hoje o maior artilheiro com a camisa verde e amarela. O Rei do Futebol soma 77 gols marcados em 92 jogos oficiais. Vale destacar que a marca do rei foi alcançada recentemente por Neymar.
Grande destaque do futebol brasileiro, Pelé estreou na seleção brasileira no dia 7 de julho de 1957, com apenas 16 anos. O craque entrou no intervalo do jogo entre Brasil e Argentina, pela Copa Rocca, no Maracanã. Aos 31 minutos, a joia do futebol brasileiro deixou sua marca, porém no final, os brasileiros sairam derrotados por 2 a 1.
Em 1958, o jovem de Três Corações fez história com a camisa da seleção brasileira. Na Copa do Mundo na Suécia, Pelé conquistou o primeiro título dos 5 título do Brasil em mundiais. O atacante, de até então 17 anos, também se tornou o mais jovem a conquistar o título dessa magnitude.
Além desse recorde, Pelé deixou o torneio da Suécia como o jogador mais jovem a marcar um gol em Copas do Mundo, com 17 anos, recorde que permanece até hoje. O gol do Rei do Futebol foi nas quartas de final, diante do País de Gales. Naquela edição, o jogador faria outros 5 gols.
As Copas de 1962 e 1966, Pelé já chegou consagrado, apesar da pouca idade, porém duas lesões não deixaram que o atacante tivesse grande protagonismo. Em 1962, o jogador atuou apenas dois jogos, mas viu o time ser Bicampeão. Já em 1966, o jogador atuou em apenas um jogo e sem sua principal estrela, o Brasil foi eliminado.
A despedida em Copas do Mundo foi com chave de ouro em 1970. Ao lado de grandes estrelas do futebol brasileiro, Pelé fez parte da principal seleção de todos os tempos e levantaram o tricampeonato no México. Em sua última edição de mundial, o Rei do Futebol finalizou com 4 gols. Ao todo, o jogador somou 12 gols em Copas do Mundo.
A despedida de Pelé da seleção brasileira ocorreu em 1971, em um amistoso no estádio do Maracanã, diante da Iugoslávia. Entre partidas oficiais e não oficiais, o Rei Pelé finalizou sua passagem pelo time canarinho com 114 jogos e 95 gols marcados.