Em Conselho Técnico do Goianão, FGF e clubes definem formato e datas da competição em 2024
Em 2024, o Goianão irá iniciar no dia 17 de janeiro e seguirá até o dia 7 de abril
A temporada 2023 ainda não encerrou, porém no âmbito regional, os clubes e a Federação Goiana já estão de olho no Goianão de 2024. Nesta terça-feira (14) foi realizado o Conselho Técnico da competição estadual e ficou definido que a competição irá iniciar no dia 17 de janeiro e irá seguir até o dia 7 de abril.
Para a temporada 2024, o Goianão irá manter o formato da edição deste ano. Ou seja, as 12 equipes se enfrentando em um turno único. Os oito melhores avançam para o mata-mata e os dois piores são rebaixados para a Divisão de Acesso. Para essa edição, também serão 17 datas definidas pela FGF.
Com jogos em turno único, o Conselho Técnico também definiu o mando de campo dos clássicos na primeira fase da competição. Confira como serão os clássicos: Atlético Goianiense x Goiás, com mando do Dragão; Goiás x Vila Nova, com o esmeraldino como mandante; Vila Nova x Atlético Goianiense, com o Tigrão como mandante da partida.
A reunião também ficou definido a utilização do VAR na competição. Para a temporada 2024, a FGF irá custear o árbitro de vídeo nos dois jogos da final. Porém, fica aberto para a utilização do mecanismo nos outros jogos, porém neste caso, os clubes terão de custear. A FGF também irá testar o VAR Ligth na Copa Goiás Sub-20 deste ano, mas com outra empresa, diferente da utilizada no Goianão 2023, que apresentou algumas falhas. Desta forma, outros jogos do Goianão 2024 poderão ter a ferramenta simplificada.
Confira todos os times que irão participar da edição 2024 do Campeonato Goiano: Anápolis, Aparecidense, Atlético Goianiense, Crac, Goinésia, Goiânia, Goiás, Iporá, Morrinhos e Vila Nova foram os remanecentes da última edição, já Goiatuba e Jataiense subiram da Divisão de Acesso.