ESTADUAL

Goianão 2024 terá “nomes de peso” em busca da artilharia da competição

O último artilheiro do Goianão foi Luiz Fernando, do Atlético Goianiense, com 10 gols

O Campeonato Goiano 2024 começará nesta quarta-feira (17) e 12 equipes entram na disputa da competição. Além do título de campeão estadual, o torneio também terá uma briga interessante pela artilharia. O Goianão deste ano terá vários nomes de peso no ataque e jogadores que foram artilheiros por onde passaram.

Na última temporada, o artilheiro do Goianão foi Luiz Fernando, do Atlético Goianiense, com 10 gols. Na história, o jogador com mais gols em uma única edição foi Baltazar, que em 1978 marcou 31 gols pelo Dragão. Já o atacante que mais vezes levou o troféu de artilheiro do Campeonato Goiano foi Nonato, 4 vezes.

Para essa edição do Goianão, um dos principais nomes estará no atual campeão, o Atlético Goianiense. O Dragão trouxe para esse ano Vágner Love, o artilheiro do amor. O jogador de 39 anos tem passagens por grandes clubes brasileiros, equipes do exterior e também a seleção brasileira. No currículo, ele já foi artilheiro da Série B, do Paulista, do Campeonato Russo, da Copa da UEFA, do Carioca e do Campeonato Turco.

Entre os clubes da capital, outro atleta que chega para brigar pela artilharia da competição é o atacante Fernandão, do Vila Nova. Aos 36 anos, o jogador tem boa rodagem no futebol nacional e também internacional. O jogador já foi melhor atacante do Campeonato Turco em 3 temporadas, além de ter sido o artilheiro da competição.

Outro nome de peso que irá disputar o Goianão é o atacante Éderson, que estará no Crac de Catalão. O jogador de 34 anos, que tem passagens por Athletico-PR, Ceará, Vasco, Fortaleza, dentre outros clube, soma no currículo a artilharia do Brasileirão Série A, de 2013, na qual marcou 21 gols. Ele também já foi artilheiro do Campeonato Paranaense.

Ainda entre equipes do interior, outro nome que surge na briga pela artilharia é um velho conhecido, o atacante Marcão, que ficou famoso no Atlético Goianiense. O atleta, que soma dois títulos do Goianão, também já foi artilheiro do estadual em 2011, com 13 gols. O atacante também já foi o principal marcador da Série C e do Gauchão, em 2019.

Além desses nomes consagrados, outras equipes também tem jogadores com faro de gol. Na capital, o Goiás ainda busca seu homem-gol, mas para o estadual. Breno Herculano e Vinícius irão brigar pela artilharia do time. O Goiânia também terá um artilheiro, Gustavo Vintecinco, que foi o goleador máximo da última Divisão de Acesso.

Os times do interior também tem suas apostas para a artilharia. Alguns dos nomes são: Wallace, que esteve no Goiânia na última temporada, e irá defender o Goiatuba. Du Gaia, que retorna ao Iporá e Igor Torres, ex-Atlético Goianiense, que estará neste ano na Aparecidense.