ARBITRAGEM

Goianos Wilton Pereira Sampaio e Bruno Pires estão na lista de árbitros para a Copa América

No total, 101 árbitros foram convocados para participarem da Copa América

Wilton Pereira Sampaio irá representar Goiás na Copa América. Foto: Heber Gomes - Mais Goiás

A Conmebol divulgou a lista de árbitros que irão apitar os jogos da Copa América nos Estados Unidos. No total foram convocados 101 nomes divulgados, desses dois são representantes de Goiás, Wilton Pereira Sampaio e o auxiliar Bruno Pires. Vale destacar que ambos estiveram na última Copa do Mundo.

Aos 42 anos, Wilton Pereira Sampaio é um dos principais nomes do Brasil na arbitragem. Natural de Teresina de Goiás, o árbitro faz parte do quadro na Fifa desde 2013. Bruno Pires, que é de Goiânia, também tem grande prestígio entre os árbitros assistentes. Aos 38 anos, ele faz parte do quadro da Fifa desde 2015.

Além dos dois goianos, o Brasil ainda terá outros 9 árbitros que estarão na Copa América. Edna Alves e Raphael Claus serão árbitros principais, Rodolfo Toski, Daniel Nobre e Pablo Gonçalves serão árbitros de vídeo e Danilo Manis, Bruno Boschilia, Rodrigo Correa e Neuza Back serão assistentes.

Os árbitros convocados pela Conmebol precisam se apresentar até o dia 12 de junho em Dallas, nos Estados Unidos, para o início da preparação para a Copa América. Nessa fase inicial, eles passarão por testes técnicos e físicos, além de receberem alguns treinamentos.

Essa edição da Copa América será a primeira vez em que a competição terá mulheres atuando na arbitragem. Edna Alves e Neuza Back serão as representanntes brasileiras no torneio. De acordo com nota emitida no site oficial da Copa América, a entidade trabalha para o desenvolvimento de mulheres dentro da arbitragem.

“É um compromisso assumido pela Conmebol desde 2016, que está comprometida com o desenvolvimento e a profissionalização de mais mulheres dentro e fora do campo de jogo, promovendo o futebol com igualdade nos diferentes torneios”, disse a nota.