VERDÃO

Goiás soma 28,8% de chances de rebaixamento e aposta em confrontos diretos para se distanciar do Z4

Com 27 pontos, o Goiás ocupa a 16ª colocação na Série A e está a um ponto do Z4

Jogadores do Goiás durante partida do Brasileirão. Foto: Rosiron Rodrigues - Goiás

O Goiás já soma 6 partidas sem vencer no Campeonato Brasileiro Série A, porém destes jogos, a equipe teve apenas uma derrota. Com 27 pontos, o esmeraldino, que chegou a ter um alívio na briga contra o rebaixamento, agora está colado na zona da degola. A equipe ocupa a 16ª colocação, um ponto a mais que o Vasco, primeiro time dentro do Z4.

Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o esmeraldino possui 28,8% de chances de ser rebaixado de divisão. O alviverde fica à frente do Vasco (34.5%), Santos (34,9%), Bahia (54,9%), Coritiba (95,2%) e América Mineiro (95,2).

Com mais 13 jogos pela frente do Campeonato Brasileiro Série A, o Goiás agora aposta suas fichas nos confrontos diretos para poder somar os pontos necessários para não cair. A pontuação mágica é os 45 pontos, para isso, o alviverde precisa de mais 18 pontos pela frente, ou seja, precisa atingir um aproveitamento de 46,1% nas últimas rodadas.

Pensando nesses pontos preciosos, o alviverde aposta as fichas nos confrontos diretos. Dos próximos 13 jogos, a equipe irá enfrentar 7 rivais que estão na segunda parte da tabela. São 3 rivais que se encontram acima na tabela: Cuiabá 11º, Santos 15º e Cruzeiro 12º. Além dos 4 times que estão na zona de rebaixamento: Bahia 18º, Vasco 17º, Coritiba 20º e América Mineiro 19º.

O fator casa também poderá ser um diferencial para o esmeraldino nessa briga contra o rebaixamento. Já que desses 7 confrontos contra equipes da segunda parte da tabela, em 5 o esmeraldino jogo como mandante: Bahia, Vasco, Santos, Cruzeiro e América Mineiro. Já contra Cuiabá e Coritiba, os goianos terão de viajar para enfrentar os rivais.