Goleiro Tony fala sobre novo desafio em sua carreira no futebol da Arábia Saudita
De acordo com Tony, o Al Jandal chega neste ano para surpreender
Natural de Rio Verde, o goleiro Tony irá começar mais um grande desafio em sua carreira. O atleta acertou sua ida para o futebol árabe, nesta temporada, ele irá atuar no Al Jandal, clube da segunda divisão da Arábia Saudita. O arqueiro comentou sobre essa mudança e destacou o crescimento do futebol local, que nesta janela de transferência levou inúmeros craques do futebol mundial.
“Tive propostas de três times do futebol árabe, mas infelizmente não deram certo, foram propostas muito boas, assim como a do time que eu estou. O fato do futebol árabe estar crescendo ajudou bastante na minha decisão, por mais que seja uma divisão abaixo da principal é um país que está sendo bem visto. O futebol está crescendo bastante e me motivou muito. Tinha esse desejo de sair do Brasil, aventurar em outro país e tive essa oportunidade de vir para o Al Jandal”, comentou.
Tony também falou sobre as diferenças com o futebol brasileiro, principalmente na questão dos treinos, que são em apenas no período da noite. Apesar da competitividade estar abaixo do Brasil, segundo o arqueiro, em alguns anos o esporte local irá assumir novos patamares.
“Os clubes agora tiveram a oportunidade de poder contratar mais estrangeiros e potencializa o futebol árabe. Querendo ou não alguns clubes tem um amadorismo, não estão acostumados ao alto nível, com treinos de alta intensidade. Aqui a gente treina em apenas um período, na noite, diferente do Brasil que muitas vezes é dois períodos. Apesar disso, os nossos treinos estão sendo muito intensos. Peguei um treinador que gosta de trabalhar, quer crescer, evoluir. Em relação a competitividade do Brasil é diferente, mas aqui se mantiver desta forma irá chegar em um alto patamar logo”, falou.
Aos 30 anos, Tony se vê ainda mais maduro nessa sua passagem pelo futebol árabe, onde ele tem contrato de 10 meses, mas com opção de renovação. Cria da base do Vila Nova, o jogador passou por várias equipes nacionais e também europeias, onde passou algumas temporadas em Portugal.
“Hoje estou com 30 anos, cabeça diferente, pelo percurso que tive até agora sou um cara maduro, mais focado no que quer e isso faz a diferença na careira de um atleta. Hoje estou vivendo a melhor fase da minha vida e meu pensamento é poder crescer, poder chegar na primeira Liga, poder abrir o mercado em toda Ásia. Gosto de novos desafios e tenho certeza que aqui será um grande desafio e vou fazer uma grande época”, completou.
O goleiro também comentou sobre sua nova equipe, o Al Jandal e os objetivos para esta temporada. A equipe subiu de divisão neste ano, mas segundo Tony irá chegar neste ano para surpreender. “Nossa equipe vem evoluindo bastante. O time está encorpado, em uma crescente. Tem atletas locais diferentes, com boa mentalidade, claro que tem de evoluir, mas temos um comandante que gosta de trabalhar e quer crescer. Tenho certeza que nossa equipe vai surpreender”, disse.
Tony comentou sobre a convivência na Arábia Saudita e que se surpreendeu com o povo local. Para o arqueiro, a principal dificuldade é a língua, mas que dentro de campo a comunicação é universal. “A cultura é bem diferente, mas é um povo muito carinhoso, gosta de agradar os estrangeiros, sempre nos oferecem ajuda e isso me pegou de surpresa, porque achei que era um povo mais frio. A maior dificuldade é a língua, alguns falam inglês e outros árabe, mas eu estou aprendendo agora o inglês. Mas dentro de campo o futebol é igual, independente do idioma a gente se entende dentro de campo”, completou.