Na reta final da Série B, confira as contas de Atlético Goianiense e Vila Nova para o acesso
Para chegar a média dos últimos anos para o acesso, o Atlético Goianiense precisa somar 22 pontos, já o Vila Nova 21
Atlético Goianiense e Vila Nova estão praticamente empatados na tabela da Série B, porém as equipes vivem momentos distintos na competição. O Dragão está em ascensão e o colorado está em uma fase de oscilação. Para um possível acesso, as contas dos dois clubes são parecidas. Pela média dos últimos anos, cerca de 63 pontos, os dois clubes precisam somar no mínimo mais 21 pontos (Vila Nova) e 22 pontos (Atlético Goianiense) nos últimos 12 jogos.
Para o Vila Nova, que atualmente é o 7º colocado, com 42 pontos, o Tigrão precisaria de pelo menos mais 7 vitórias, e ter um aproveitamento de 58,3%. Já para o Atlético Goianiense, que é o 8º colocado, com 41 pontos, a equipe precisaria ter um aproveitamento um pouco superior, de 61,1% nos jogos restantes.
Vale destacar que esses números podem aumentar ou diminuir, dependendo dos confrontos das equipes. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o time que somar 63 pontos terá 89,4% de chances de acesso. Além disso, o histórico da Série B também coloca a pontuação como base. Dos últimos 5 anos, apenas na edição de 2021 que a equipe que terminou na 4ª colocação ficou com uma pontuação superior a 63 pontos.
Apesar de estarem próximos do G4, Atlético Goianiense e Vila Nova precisam brigar contra a matemática. Atualmente, o Tigrão soma apenas 18,9% de chances de acesso, já o Dragão soma 15,8%, segundo o Departamento de Matemática da UFMG.
Outro fator que poderá fazer a diferença será os próximos adversários. Nos próximos 12 jogos, o Atlético Goianiense terá pela frente 8 jogos contra equipes da parte de cima da tabela. Já o Vila Nova terá apenas 4 duelos contra times que atualmente estão entre os 10 primeiros colocados.