Premier League usará impedimento semiautomático a partir da 32ª rodada
A tecnologia do impedimento semiautomático já foi introduzida na Inglaterra na FA Cup, porém em apenas estádios de clubes da Premier League

Por O Globo: A Premier League introduzirá a tecnologia de impedimento semiautomático a partir da 32ª rodada da competição desta temporada. Essa ferramenta será usada pela primeira vez em um jogo do Campeonato Inglês no Etihad Stadium, onde o Manchester City recebe o Crystal Palace no sábado, dia 12 de abril.
— A tecnologia de impedimento semiautomatizada automatiza elementos-chave do processo de tomada de decisão sobre impedimento para dar suporte ao árbitro assistente de vídeo (VAR). Ele fornece um posicionamento mais eficiente da linha de impedimento virtual, usando rastreamento óptico do jogador, e gera gráficos virtuais para garantir uma experiência aprimorada no estádio e na transmissão para os fãs — disse a Premier League em comunicado.
O sistema foi introduzido pela primeira vez na Inglaterra nesta temporada para a quinta rodada da FA Cup, mas apenas em jogos realizados em estádios de clubes da Premier League. Também foi usado durante as quartas de final da competição, exceto na partida entre Preston North End e Aston Villa.
Após os testes, a Premier League decidiu implementar o impedimento semiautomaizado na competição ainda nesta temporada. Os clubes da Premier League aprovaram por unanimidade o uso da ferramenta e, embora a liga inicialmente pretendesse implementá-lo no início, sua introdução foi adiada.
O impedimento semiautomatizado chamou a atenção na Copa do Mundo do Catar de 2022. Na ocasião, um sensor, que envia dados para os responsáveis pela arbitragem de vídeo, foi instalado no centro da bola oficial da competição. A ferramenta auxilia com precisão na identificação do momento do contato de um jogador com a bola.
Com a tecnologia, os árbitros assistentes, presentes na sala de operação do VAR, recebem um alerta quando todos estes dados combinados demonstrarem para a inteligência artificial que há uma possível condição de impedimento. Vale ressaltar que os membros do VAR que validam as informações manualmente, antes de repassarem a decisão ao árbitro de campo.
Depois da decisão ser confirmada pelo árbitro de campo, uma animação 3D é gerada com o lance — as linhas e a posição dos jogadores envolvidos — para ser exibida nos telões e nas transmissões de TV.