EMPATE

Brasil e Uruguai empatam em clássico Sul-Americano pelas Eliminatórias da Copa do Mundo

A seleção brasileira ocupa a 5ª colocação das Eliminatórias, com 18 pontos, já o Uruguai ocupa a 2ª posição

Brasil e Uruguai se enfrentaram nesta quarta-feira (19/11) em um clássico sul-americano, que valia a vice-liderança das Eliminatórias para a Copa do Mundo. O confronto aconteceu na Arena Fonte Nova, em Salvador, e, ao final, o empate prevaleceu. Valverde abriu o marcador para o Uruguai, mas Gerson deixou tudo igual.

Com o resultado, a seleção brasileira obteve o segundo empate consecutivo e caiu para a 5ª colocação, agora com 18 pontos. Já o Uruguai segue na vice-liderança das Eliminatórias, com 20 pontos. Pela competição, o time canarinho só retornará a campo em março de 2025, quando enfrentará a Colômbia, em casa.

O Jogo

No jogo entre Brasil e Uruguai, o time canarinho começou tentando pressionar. Logo no início, Vini Jr. recebeu dentro da área e finalizou para fora. Em seguida, Raphinha lançou Gerson, mas Rochet chegou primeiro e salvou os uruguaios. Após esse momento inicial, o jogo perdeu ritmo e poucas chances foram criadas por ambos os lados.

Na reta final da primeira etapa, Raphinha arriscou uma jogada individual e bateu com a perna esquerda, mas não conseguiu acertar o gol. O Uruguai também assustou com um chute de Valverde, mas a bola não teve direção ao gol. No último lance da primeira etapa, a seleção brasileira quase abriu o placar, com uma cabeçada de Igor Jesus, que foi defendida por Rochet.

Na segunda etapa, o jogo voltou mais movimentado, e o Brasil assustou duas vezes logo no início: primeiro com Savinho, depois com Vini Jr., mas em ambas as finalizações a bola foi para fora. Aos 9 minutos, o Uruguai aproveitou a oportunidade. Valverde recebeu na entrada da área, cortou para o meio e bateu no canto, abrindo o marcador.

Atrás no placar, o Brasil partiu para cima e conseguiu o empate aos 16 minutos. Após a defesa uruguaia afastar, Gerson pegou de primeira e acertou o canto, igualando o jogo. Pouco depois, Martinelli quase virou a partida com uma finalização de fora da área, mas Rochet fez a defesa.

A partida seguiu movimentada. Aguirre finalizou dentro da área, e Ederson fez a defesa. O Brasil também criou chances, com Raphinha lançando Vini Jr., que avançou, mas teve o lance interceptado pela defesa. Na reta final, o jogo perdeu ritmo, e os nervos ficaram à flor da pele. Contudo, ninguém mais conseguiu marcar, e o duelo terminou empatado em 1 a 1.