SÉRIE B

Veja as chances matemáticas de Atlético Goianiense e Vila Nova para o acesso na Série B

O Atlético Goianiense é o 4º colocado, já o Vila Nova ocupa a 6ª posição na Série B

A 36ª rodada da Série B foi encerrada nesta última terça-feira (14) e a competição já conheceu seu campeão, o Vitória. Porém, a briga pelo acesso segue acirrada e dois goianos estão entre os candidatos. O Atlético Goianiense segue dentro do G4 e depende apenas de si para subir de divisão. Já o Vila Nova voltou a encostar e precisa de tropeços dos rivais para entrar no grupo de acesso.

Melhor classificado entre os goianos, o Atlético Goianiense ocupa a 4ª colocação da Série B, com 61 pontos, mas está a um do 5º colocado, o Sport. Segundo o Departamento de Matemática da UFMG, o Dragão soma 65,1% de chances de subir e a equipe depende apenas de si nos dois últimos jogos.

Para o Dragão a conta é simples, se vencer Mirassol e Guarani, o time estará na Série A em 2024 sem depender de ninguém. O Atlético Goianiense também poderá garantir o acesso na próxima rodada, basta o time derrotar o Mirassol e torcer para que o Sport perca para o Vitória e o Vila Nova não vença o Ceará.

Já pelo lado do Vila Nova, a rodada foi muito boa e deixou o time ainda sonhando com a possibilidade do acesso. Com 58 pontos, o clube ocupa a 6ª colocação e está a 3 do 4º colocado, justamente o rival goiano, o Atlético Goianiense. Segundo as estatísticas, o clube possui 18,7% de chances de subir.

Para o Tigrão a conta ainda é complicada, além de vencer os dois próximos jogos, contra Ceará e ABC, o time também terá de torcer. O colorado precisa que o Sport tropece em uma das próximas rodadas, e também que algum dos integrantes do G4 (Atlético-GO, Juventude ou Criciúma) seja derrotado em pelo menos um dos dois jogos seguintes. Mas para passar o Criciúma, o Tigrão precisaria que o clube carvoeiro somasse no máximo dois pontos.