Anápolis x Vila Nova: artilheiros que fizeram sucesso
No Goianão deste ano, o Anápolis tem o artilheiro do estadual, Igor Cássico, com 6 gols, já pelo lado do Vila Nova Igor Henrique e Schappo tem 3 gols

Nos próximos finais de semana, Anápolis e Vila Nova se enfrentam em busca do título do Campeonato Goiano de 2025. Ambos os clubes almejam encerrar um jejum de conquistas no Goianão, e para isso, sabem que contar com gols será essencial. Ao longo dos últimos estaduais, tanto o Tigrão quanto o Galo da Comarca tiveram artilheiros que se destacaram e marcaram seus nomes nas páginas da história do torneio regional.
Relembrando o passado, destacamos alguns dos maiores goleadores que brilharam com as camisas de Vila Nova e Anápolis durante a disputa do Campeonato Goiano.
O Vila Nova é um clube com uma rica tradição na artilharia do Goianão, tendo o artilheiro do campeonato em 16 edições. O maior goleador da história do clube no estadual foi Bé, que, em 1993, marcou impressionantes 29 gols. Este feito ainda é recorde no clube, e Bé ocupa a segunda posição no ranking de maior número de gols em uma única edição do Campeonato Goiano, ficando atrás apenas de Baltazar, do Atlético, que marcou 31 gols em 1978.
O primeiro artilheiro do Vila Nova no Goianão foi Tarzan, que em 1946 balançou as redes 12 vezes, conquistando o posto de goleador da competição. Desde então, o Tigrão teve diversos nomes consagrados na artilharia, como Luciano, Anderson Barbosa, Zé Henrique e Túlio Maravilha. O último grande artilheiro do Vila Nova no estadual foi o meia Alan Mineiro, que, em 2019, terminou como o goleador do time com 9 gols.
Pelo lado do Anápolis, o time também teve alguns nomes de destaque na artilharia. Ao logo da história, a equipe teve o artilheiro do campeonato em 4 oportunidades. O primeiro deles foi Nélson Parrilha, em 1965, que marcou 16 gols e além do troféu de goleador também levou o título goiano com a equipe do interior. Já o maior e último artilheiro foi Zé Amaro, na edição de 1981, com 27 gols.
Neste ano, o Anápolis tem a chance de encerrar além do jejum de títulos, o de artilheiro também. Isso porque, o principal goleador da edição 2025 do Goianão é o atacante Igor Cássio, que soma 6 gols no estadual. A tendência é que ele finalize a edição como o artilheiro da competição, isso porque ele tem dois gols a mais que o segundo colocado, Sandrinho, do Goianésia, e Caio Dantas, que já saíram da competição. Porém ele ainda pode ser alcançado pelos jogadores do Vila Nova. Seus principais rivais são Igor Henrique e Bernardo Schappo, com 3 gols cada.