Wilton Pereira Sampaio finaliza Copa do Catar como árbitro com mais jogos apitados
Wilton Pereira Sampaio está em 3º lugar no ranking de árbitros brasileiros com mais jogos em Copas
O goiano Wilton Pereira Sampaio finalizou a temporada em alta na arbitragem. Com o encerramento da Copa do Mundo no Catar, o árbitro finalizou a competição como o que mais apitou jogos na principal competição de seleções do planeta, com 4 partidas. O goiano apitou Senegal x Holanda, Polônia x Arábia Saudita, Holanda x Estados Unidos e Inglaterra x França.
Os jogos apitados colocam Wilton Pereira Sampaio em um seleto grupo de árbitros brasileiros que apitaram mundiais. Com os 4 jogos apitados, o goiano é o terceiro brasileiro com mais partidas de mundial no currículo ao lado de José Roberto Wright. O recorde é de Carlos Eugênio Simon, com 7 partidas, nas Copas de 2002, 2006 e 2010. Já o segundo colocado é Sandro Meira Ricci, com seis jogos, em 2014 e 2018.
O goiano fica à frente de dois árbitros importantes no cenário nacional, Arnaldo Cezar Coelho e Romualdo Arppi Filho, que soma 3 jogos apitados. Os dois são os únicos brasileiros a apitarem uma final de Copa do Mundo. O primeiro apitou a vitória da Itália sobre a Alemanha, em 1982, já o segundo foi o árbitro do triunfo da Argentina sobre a Alemanha, em 1986.
Outro goiano que também fez história no mundial foi Bruno Pires, que esteve ao lado de Wilton Pereira Sampaio nos 4 jogos. O auxiliar ainda foi além, esteve no grupo de arbitragem da disputa do terceiro lugar, como responsável por analisar lances de impedimento do VAR, desta forma chegou a participar de 5 partidas.