Futuro na F1

Gabriel Bortoleto: Prestes a ir para a F1, brasileiro contratado pela Sauber é campeão da Fórmula 2

Piloto de 20 anos terminou em segundo lugar na corrida de Abu Dhabi e garantiu título da categoria

Gabriel Bortoleto vai pilotar a Sauber em 2025. Foto: Divulgação/F2

O brasileiro Gabriel Bortoleto conquistou neste domingo o campeonato de Fórmula 2 ao terminar em segundo lugar na corrida principal do Grande Prêmio de Abu Dhabi. O piloto terminou a disputa à frente do francês Isack Hadjar, que parou na largada e perdeu as chances de brigar pelo título.

Bortoleto, de 20 anos e já campeão da Fórmula 3 em 2023 em sua primeira temporada na categoria, repetiu esse percurso na categoria superior, poucos meses antes de ingressar na Fórmula 1, a partir de março, ao volante da Sauber.

Hadjar, também de 20 anos, conseguiu reiniciar o carro, mas ficou duas voltas atrás do pelotão e terminou em 19º no circuito de Yas Marina.

Depois de sete anos de ausência, o Brasil estará de volta ao grid da Fórmula 1. Bortoleto foi anunciado pela Sauber há um mês. Desde a aposentadoria de Felipe Massa, no fim de 2017, que o país não tinha um piloto titular na categoria — em 2020, Pietro Fittipaldi disputou duas corridas pela Haas, mas como reserva de Romain Grosjean, que havia sofrido um forte acidente.

Agora, o paulista de 20 anos será companheiro de equipe de Nico Hulkenberg, atualmente na Haas. Ele será o 32º brasileiro na história da F1. Bortoleto é agenciado pela A14 Management, empresa de Fernando Alonso, bicampeão mundial e atual piloto da Aston Martin.

Prodígio
Nascido em São Paulo, Bortoleto começou no kart aos 7 anos e ganhou destaque internacional em 2018, ao chegar em 3º lugar nos campeonatos europeu e mundial júnior de kart. Em 2020, fez a transição para os monopostos e disputou a F4 Italiana, terminando a temporada em 5º lugar. Nos anos seguintes, fez duas temporadas na Fórmula Regional Europeia

Sua carreira decolou quando chegou na F3 em 2023. Correndo pela equipe Prema, ele foi campeão em seu ano de estreia. Em outubro, foi contratado para a academia de pilotos da McLaren. Este ano, estreou na F2 pela Prema, foi crescendo na temporada e assumiu a liderança em setembro.

Com o título deste domingo, Bortoleto conquista F3 e a F2 em sequência e em temporadas de estreia. A façanha foi obtida apenas por nomes como Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri, três dos expoentes da nova geração da F1 e apontados como prodígios.

Por O Globo com AFP — Abu Dhabi