Goiânia desponta como um dos destaques do mercado de games no Brasil
Atualmente, o Brasil é o maior mercado de games da América Latina
O mundo dos games ganhou destaque nos últimos anos, com inúmeras competições e premiações milionárias. Goiânia vem despontando no mercado de games e também conta com equipes de ponta no cenário nacional. Entre as principais modalidades, a capital possui duas equipes entre as melhores do país, como são os exemplos da Nitroxx eSports, na Liga Brasileira de Free Fire e a Rensga, no Campeonato Brasileiro de LOL.
Goiânia também se destaca pela Copa Goiânia de E-Sports, competição que abre espaço para o público em geral participar de jogos eletrônicos. Em 2021, a competição ocorreu no final do ano e contou com cerca de 4 mil jogadores. A Copa contou com disputas de Free Fire e também Fifa.
A capital goianiense segue o crescimento junto com todo o Brasil. De acordo com dados da Newzoo, o país é o maior mercado de games da América Latina e está em 12º no mundo. Em 2021, o mundo game no Brasil gerou uma receita de 2,18 bilhões de dólares, cerca de R$ 12 bilhões.
Ainda de acordo com a pesquisa, o Brasil soma quase 90 milhões de jogadores e apesar do mercado ser menor que o indiano, que conta com 340 milhões de jogadores, os brasileiros investem quase quatro vezes mais que os indianos, que estão à frente do Brasil no ranking de negócios, com 2,2 bilhões de dólares no último ano.
A evolução do mercado de games é vista como muito positiva, segundo Danilo Bittencourt, diretor da empresa goiana Nitroxx Games, que sonha com a expansão da arena game em Goiânia. “Iniciamos o projeto de expansão da Nitroxx para se tornar a maior Arena Gamer do Centro-Oeste, trazendo a melhor experiência para os apaixonados em jogos digitais”, comentou.