Goiânia é palco de provas de motovelocidade
Organização do Goiás Superbike e do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade avaliam etapas realizadas na capital como positivas e informam que público presente durante o final de semana chegou a cerca de 7 mil pessoas
De acordo com a Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG), cerca de 7 mil pessoas passaram pelo Autódromo de Goiânia durante este final de semana para acompanhar a abertura da temporada 2018 do Goiás Superbike e mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Entre treinos livres e preparações técnicas, as atividades tiveram inicio na quinta-feira (5). Mas, as provas oficiais só foram realizadas neste domingo (8).
Um dos destaques ficou por conta da categoria 300cc Ligth, que teve como campeão Caíque Lanna, de 13 anos, novato na competição. “Estou muito feliz, porque consegui me manter entre os primeiros. Essa corrida foi importante para pegar ritmo”, declarou o piloto, que é natural de Brasília. João Pedro Pires e Raquel Nogueira, ambos de 11 anos, também novatos, garantiram um lugarzinho no pódio, ocupando o segundo e terceiro lugares respectivamente.
O presidente da Federação de Motociclismo do Estado de Goiás (FMG), Roberto Boettcher, ressaltou a participação das crianças. “Tivemos a oportunidade de acompanhar nesse domingo o futuro do esporte sobre duas rodas. As crianças e adolescentes credenciados para a competição deram um verdadeiro show nas pistas”. O ex-piloto também destacou a qualidade técnica dos demais competidores e o bom funcionamento das provas, em que, de acordo com ele, não houve imprevistos.
Na categoria 300cc Master, o topo do pódio foi ocupado por Josué Araújo, o Buchecha, que engatou a 19° vitória consecutiva. O piloto goiano de 54 anos é um dos lideres nacionais e campeão goiano de motovelocidade. Além de Buchecha, aceleraram e garantiram o primeiro lugar em suas categorias: Jirios Abboud (SBK Master), Michel Velludo (600cc), Bruno César (Sport 300cc) e Danilo Lewis (SBK Pro), que, apesar de problemas técnicos, não saiu da ponta.
“Fiquei nervoso porque na volta de apresentação meu quick shifter quebrou. Sem esse dispositivo, que não precisa tirar a mão do acelerador para trocar a marcha, precisei forçar a mão e isso cansa muito, ainda mais que quebrei dois dedos recentemente. Apesar disso, me mantive na liderança e estou satisfeito com o desempenho”, contou Danilo.
Com a participação de mais de 100 atletas, disputando em oito categorias, o evento chamou a atenção de Firmo Alves, presidente da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). “Fiquei muito satisfeito com essa etapa. Goiânia já foi berço do Mundial MotoGP, que é o maior evento de motocicleta do mundo, e já foi palco de outros grandes eventos. Todo esse histórico e tradição credenciam Goiânia para receber outras etapas do Campeonato Brasileiro”, disse.
E já tem data para isso. De acordo com calendário oficial do Goiás Superbike e do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, a 2ª etapa do torneio goiano e a 3ª da competição nacional terão Goiânia como palco. As datas escolhidas para os eventos são os dias 8 e 9 de setembro.
Primeiros colocados de cada categoria disputada neste domingo:
Superbike
1º Danilo Lewis
2º Ian Lucas
3º Gabriel Zampollo
SBK Light
1º Vigmar Cardoso
2º Elvis Preslei
3º Pedro Henrique Costa
SBK Master
1º Jirios Abboud
2º Nestore Guarino
3º Fernando Tavares
Super Sport 600cc
1º Michel Velludo
2º Kioman Munoz
3º Antônio Carlos Franzen
Sport 300cc
1º Bruno César
2º Rafael Rosa
3º André Baldoni
300cc Light
1º Caíque Lanna
2º João Pedro Pires
3º Raquel Amanda Nogueira
300cc Master
1º Josué Buchecha
2º Waldemir Gustavo
3º José de Barros
Sport 150cc
1º Wesley dos Reis
2º Ricardo do Amaral
3º Ewalber Santos