COMPETIÇÃO

Goiás terá 6 atletas competindo nos Jogos Paralímpicos de Paris; confira quando os goianos entram em ação

Goiás terá representantes nos Jogos Paralímpicos no tiro com arco, vôlei sentado, ciclismo e atletismo

Jane Karla é uma esperança de medalha para o Brasil no tiro com arco. Foto: Arquivo Pessoal

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 teve sua abertura nesta quarta-feira (28). A competição segue até o dia 8 de setembro com a disputa de 22 modalidades em 19 sedes. Entre os inúmeros atletas, o estado de Goiás terá alguns representantes. No total, 6 goianos estarão duelando em terras francesas em busca da medalha olímpica.

O vôlei sentado é a modalidade com o maior número de representantes goianos, são 3 no total, sendo duas atletas no feminino, Adria Jesus e Nurya de Almeida e um no masculino, Raysson Ferreira. Vale destacar que Adria e Nurya possuem dois bronzes nos Jogos Paralímpicos de 2016 e 2020. Já Raysson irá debutar na competição.

No vôlei sentado, o Brasil está no Grupo B, tanto no masculino, quanto no feminino. As mulheres serão as primeiras a entrarem em ação, já nesta quinta-feira (29), às 7 horas, contra Ruanda. Já entre os homens, o time verde e amarelo estreia na sexta (30), às 13 horas, contra a Alemanha.

Entre os goianos nos Jogos Paralímpicos, uma das esperanças de medalha é com Jane Karla, de 49 anos. Ela estará em sua quinta participação olímpica, sendo duas no tênis de mesa (2008 e 2012) e outras três no tiro com arco (2016, 2020 e 2024). Em Paris, a goiana irá tentar superar sua melhor marca, o 5º lugar no Rio, em 2016. A atleta fará sua estreia nesta quinta (29), às 8 horas.

Goiás também terá outros dois representantes, que irão fazer sua estreia em Paris apenas na próxima semana. No atletismo, Rodrigo Parreira irá participara da categoria T36 do solto em distância masculino. Ele soma duas medalhas na competição, uma prata e um bronze conquistados em 2016. Rodrigo fará sua estreia no dia 2 de setembro, às 14h12.

Já no ciclismo, o representante do estado será Carlos Alberto Soares, que é de Anápolis. O goiano estará em duas provas nos Jogos Paralímpicos de Paris. A primeira será prova será o contrarrelógio na categoria C1, que será no dia 4 de setembro. Já a outra será no dia 7, a prova de resistência, nas categorias C1-C3.