Goiás vence primeira na Série B do Brasileiro
Alviverde superou o Atlético Goianiense em clássico realizado no Estádio Olímpico e saiu da lanterna do torneio nacional
A disputa entre Atlético Goianiense e Goiás no Estádio Olímpico, neste sábado (2), teve mesmo cara de clássico. Muito movimentada, com os dois lados propondo o jogo dentro de suas limitações, a partida terminou com a vitória esmeraldina por 3 a 1. O jogo, válido pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, foi alívio para o Goiás que até então tinha somado apenas 2 pontos na competição e, com o resultado, saiu da lanterna na tabela da competição.
Um retrato difícil de imaginar no início da partida. Mais aceso no primeiro tempo, o Dragão marcou logo aos 5 minutos, com Júnior Brandão, em chute cruzado que não deu chance ao goleiro Marcelo Rangel. O Goiás sentiu o gol levado, mas buscou o empate. Felipe Gedoz, destaque esmeraldino, acertou chute de fora da área aos 16 minutos, para alívio do torcedor esmeraldino que não pôde ir ao estádio acompanhar o time – por decisão das duas equipes, este clássico teve apenas torcida rubronegra, enquanto o confronto no segundo turno do torneio terá só alviverdes na arquibancada.
Para quem ficou em casa, a saída de Marcelo Rangel possivelmente gerou animosidade. O goleiro do Goiás se sentiu mal, foi atendido em campo e deixou o estádio em uma ambulância. Ele iria direto ao hospital. Foi substituído por Marcos, arqueiro que conhece bem o adversário, porque já vestiu rubronegro, e foi perseguido pela torcida atleticana durante o restante da partida. Mas teve pouco trabalho ainda no primeiro tempo. O final da etapa teve mais ações do ataque esmeraldino, com Gedoz, Lucão e Carlos Eduardo.
A situação do Atlético se tornou mais preocupante por causa da expulsão do zagueiro Rene. Mas, no início do segundo tempo, foi justamente a equipe rubronegra que conseguiu a primeira chance real de gol, aos 9 minutos, em chute de Júlio César que exigiu que Marcos fizesse grande defesa. Entretanto, o Goiás se reorganizou melhor e chegou ao segundo gol aos 15 minutos do segundo tempo, com Lucão. Surgia ali a esperança da primeira vitória na Série B nacional.
A equipe rubronegra reagiu, buscou o ataque e assustou Marcos, que, apesar da perseguição da torcida, teve boa atuação. Já o Atlético falhou muito no acerto do último chute, da finalização. Nos contra-ataques, o Goiás conseguia ser mais perigoso que o mandante do jogo. Aos poucos, o Dragão reduziu sua atuação no ataque e teve dificuldade para impedir que o adversário não aumentasse a vantagem, o que aconteceria já nos acréscimos, quando Lucão fechou o placar: Atlético 1 x 3 Goiás.
…
Atlético Goianiense 1 x 3 Goiás
Atlético: Jeferson; Alisson, Lucas Rocha, René e Mascarenhas; Rômulo, Fernandes (Tomas Bastos) e João Paulo (Andre Luis); Renato Kayzer (Willian Alves), Júnior Brandão e Júlio César. Técnico: Claudio Tencati.
Goiás: Marcelo Rangel (Marcos); Alex Silva, David Duarte, Edcarlos e Ernandes; Gilberto Jr., Leo Sena (Giovani), Felipe Gedoz; Maranhão (Michael), Lucão e Carlos Eduardo. Técnico: Ney Franco.
Local: Estádio Olímpico. Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA). Assistentes: Hélcio Araújo Naves (PA) e Heronildo Freitas da Silva (PA).
Gols: Júnior Brandão, aos 5, e Felipe Gedoz, aos 16 minutos do 1º tempo. Lucão, aos 15 e aos 46 minutos do 2º tempo.